São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novato desdenha time e irrita Mano

SELEÇÃO
Lateral direito Mário Fernandes alega razões pessoais para não se apresentar e ganha reprimenda


DO ENVIADO A BELÉM

Mário Fernandes, 21, aprontou de novo. E agora comprometeu de vez seu futuro na seleção brasileira. O lateral do Grêmio se recusou a embarcar de Porto Alegre para Belém, onde se juntaria ao time convocado pelo técnico Mano Menezes para enfrentar a Argentina.
O voo seria ontem de manhã. Perto do meio-dia, mandou um e-mail ao técnico da seleção, no qual tentava se explicar. Alegou "motivos estritamente pessoais".
O Grêmio fez o mesmo. Enviou e-mails, para o técnico da seleção e para a cúpula da CBF, tentando explicar a deserção de seu jogador.
Mano respondeu por meio de nota oficial, publicada ontem à tarde no site da confederação. Diz o texto que o técnico "respeita os motivos abordados pelo jogador, mas ressalta que considera não serem os mesmos suficientes para futuras decisões envolvendo a seleção brasileira".
Na prática, significa que Mário Fernandes nunca mais será convocado por Mano, que conta apenas com o santista Danilo para a posição.
Essa foi apenas a segunda vez que o lateral do Grêmio fez parte de uma lista da seleção. A outra foi para o primeiro jogo entre Brasil e Argentina, disputado há duas semanas, em Córdoba.
Na véspera daquele jogo (no qual ficou no banco), o atleta sofreu o "castigo" a que os calouros são submetidos quando são convocados.
Após o jantar, subiu numa cadeira e discursou para os demais. Segundo funcionários da CBF que presenciaram a cena, Mário Fernandes declarou estar "muito feliz" e que pretendia "voltar sempre" à seleção brasileira.
O vídeo não foi ao ar no site da CBF para não constranger ainda mais o jogador, que já tem um histórico de decisões mal explicadas.
Mário Fernandes foi revelado pelo São Caetano. Em 2009, transferiu-se para o Grêmio numa negociação de R$ 1 milhão. Logo depois de ter sido contratado, o jogador desapareceu de Porto Alegre.
O caso mobilizou a polícia gaúcha. O jogador foi encontrado quase uma semana depois, na casa de um tio, em Jundiaí (SP). Em entrevistas após o caso, chegou a brincar sobre o assunto. "Nem eu sei o que aconteceu", afirmou.
Quando foi convocado por Mano para o primeiro jogo contra a Argentina, novamente fez piada sobre o assunto. "Eu não posso sumir de novo na seleção."
O empresário Jorge Machado disse que "tentou de tudo" para fazer Mário Fernandes embarcar para Belém. O jogador foi proibido de dar entrevistas ontem. Em nota, o Grêmio informou que ele voltaria aos treinos hoje. (MF)

Colaborou MARCEL MERGUIZO, de São Paulo



Texto Anterior: Time de Mano não tem nenhum nortista
Próximo Texto: Memória: Deserções no time nacional são raros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.