São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Clássico do xadrez em caixa de vidro tem final relâmpago

CAROLINA ARAÚJO
DE SÃO PAULO

Durou pouco menos de uma hora e quarenta minutos. Ou 25 lances. E terminou empatado o jogo mais esperado do Grand Slam de xadrez, que começou ontem em uma caixa de vidro no parque Ibirapuera, em São Paulo.
Cerca de mil pessoas, segundo a organização, passaram para ver o norueguês Magnus Carlsen, 20, número um do ranking da Fide (Federação Internacional de Xadrez), e o indiano Viswanathan Anand, 41, atual campeão mundial, duelarem pela primeira rodada do torneio, um dos mais importantes do calendário do xadrez.
Do lado de fora da caixa de vidro, jogadores brasileiros analisavam, lance a lance, as jogadas da partida.
Dentro do cubo, no entanto, os enxadristas se mostravam impassíveis diante do barulho -a estrutura é dotada de isolamento acústico- e do movimento de máquinas fotográficas do lado de fora.
Uma delas era a do bancário Djalma Cardoso Lima Neto, 29, que veio de Água Branca (a 98 km de Teresina, no Piauí) para São Paulo apenas para assistir aos melhores jogadores de xadrez do mundo.
"Há uma semana, soube pela internet que o Magnus Carlsen viria. Torço muito por ele. É um menino-prodígio", declarou o piauiense, que conseguiu cinco dias de folga no trabalho e calcula que vai gastar R$ 800 para ver todas as partidas, até sábado.
O empate rápido entre Carlsen e Anand, porém, não agradou a parte da plateia.
"Achei decepcionante", afirmou o estudante de economia Ricardo Godoy, 24.
No Grand Slam, as partidas podem chegar a ter cinco horas de duração, quase o triplo do tempo usado por Anand e Carlsen ontem à tarde.
O campeão mundial afirmou, após o jogo, que a rapidez foi resultado dos primeiros lances escolhidos por Carlsen. "É uma abertura bastante complexa, que geralmente acaba em empate."
Depois que os dois jogadores deixaram o Ibirapuera, a plateia também diminuiu.
Nos outros jogos, o americano Hikaru Nakamura (12º do ranking) e o ucraniano Vassily Ivanchuk (7º) também empataram. Já o armênio Levon Aronian, terceiro do mundo, derrotou o espanhol Francisco Vallejo Pons (28º).
A segunda rodada será hoje, às 15h. Haverá transmissão dos jogos em www.grandslamdexadrez.com.br.


Texto Anterior: Basquete: Brasil vence e poupa pivô para reta final de Pré-Olímpico
Próximo Texto: Pai critica os empresários de Hamilton
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.