São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Maratona rejuvenesce recordista

ATLETISMO Novo mais veloz do mundo é 12 anos mais jovem do que o antigo dono da marca

Ali Haider - 22.jan.10/Efe
Haile Gebrselassie celebra vitória na maratona de Dubai

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Ao ser derrotado pelo queniano Patrick Makau, 26, na maratona de Berlim, anteontem, o etíope Haile Gebrselassie, 38, apontou para uma nova tendência no cenário internacional da maratona.
"Quero saudar a nova geração de corredores que está surgindo. Espero poder acompanhá-la", comentou, via Twitter, Gebrselassie.
Makau foi campeão na capital alemã com 2h03min38s e superou em 21 segundos o antigo recorde mundial, do etíope, alcançado em 2008, também nas ruas de Berlim.
O topo da lista dos melhores tempos da prova está sendo povoado por maratonistas jovens, abaixo dos 30 anos.
No ranking da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), seis dos dez primeiros tempos da temporada foram feitos por atletas de 27 anos ou menos.
Com essa idade, Gebrselassie, por exemplo, ainda era imbatível nos 10.000 m.
Foi também aos 27 que o brasileiro Marilson Gomes dos Santos, 34, começou a se dedicar às maratonas.
"Trabalhamos para ele chegar no auge aos 35, nos Jogos de Londres", contou Adauto Domingues, treinador de Marilson.
O atleta de Brasília é um dos quatro com mais de 30 anos no top 10 deste ano: marcou 2h06min34s em Londres, cinco meses atrás.
Gebrselassie chegou perto do auge na maratona na idade que Marilson tem hoje. Em 2007, aos 34, bateu o recorde dos 42,195 m pela primeira vez (2h04min26s), em Berlim.
No ano seguinte, aos 35 anos, tornou a derrubá-lo (2h03min59s) na Alemanha. Marca que perdurou até o triunfo de Makau anteontem.
Desde 1985, nas oito quebras de recordes anteriores ao de Makau, os protagonistas tinham 30 anos ou mais.
O marroquino Khalid Kannouchi é exceção e regra nessa estatística. Ele cumpriu a distância em 2h05min42s em 1999, em Chicago, e estabeleceu novo recorde aos 28.
Três anos depois, já aos 31, melhorou seu tempo em quatro segundos, em Londres, e fez outra marca histórica.
O mineiro Ronaldo da Costa estabeleceu seu recorde quando tinha 28 anos. Aos 26, idade na qual Patrick Makau triunfou em Berlim, o brasileiro disputava os 10.000 m nos Jogos de Atlanta-1996.
"Estão colocando os quenianos muito jovens para correr maratonas. Daqui dois ou três anos, eles vão estar todos estourados e ninguém vai mais ouvir falar deles", opinou Moacir Marconi, o Coquinho, que treina africanos no interior do Paraná há 15 anos.
"Pode ser leviano da minha parte afirmar isso, mas alguns africanos nem sempre têm a idade que dizem ter, por uma questão cultural [demora dos pais em registrar os filhos]", disse Domingues.
"A ascensão dos jovens na prova ainda é recente, não sei a que ponto vamos chegar."

Com as agências de notícias



Texto Anterior: Inglês tem histórico de punições em 2011
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.