São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil levará equipe de adestramento aos Jogos

Cavalo classificado pertencia ao técnico Zé Roberto

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez na história, o Brasil irá levar equipes para a disputa das três modalidades do hipismo na Olimpíada.
O último classificado foi Leandro Aparecido da Silva, que completa o time do adestramento -o país compete também no CCE e nos saltos.
Com Oceano do Top, ele repetiu o índice olímpico durante competição realizada na Polônia, em sua derradeira chance para obter vaga em Pequim.
Para conquistar a classificação, Silva precisava registrar 64% de aproveitamento na avaliação de juízes de nível "O" (máximo) em dois torneios. Em sua apresentação, ele obteve 65,208% e 64,375%. O primeiro índice já havia sido atingido em outro evento na Europa.
A equipe nacional terá também Rogério Clementino e Luiza Tavares. O país só havia levado representantes no individual nos Jogos de Munique-1972 e Sydney-2000.
"Era a última chance de realizar este sonho, lutei a vida inteira por isso e não poderia deixar passar. Fui para o tudo ou nada", afirmou o cavaleiro.
O cavalo usado por Silva pertencia ao técnico de vôlei José Roberto Guimarães, em sociedade com Tonico Pereira, que sonhava em levá-lo a Pequim.
A montaria, porém, foi vendida no ano passado. Após séria lesão sofrida pelo animal, hoje com 13 anos, suas despesas se tornaram muito altas. Oceano do Top foi adquirido por Paulo Salles. Apaixonado por cavalos, Zé Roberto adquiriu a montaria em 1998. O treinador também pratica adestramento.
"Oceano se recuperou da lesão, mas, como as seletivas brasileiras foram antes da recuperação, a única chance de classificação seria na Europa. Fico feliz com o resultado, porque sei que não estava errado", disse Zé Roberto, dono de Valentina e Conan, filhos de Oceano.
"Vou acompanhar [a competição olímpica] e torcer pela televisão", disse o treinador.
O vôlei fará seus jogos em Pequim. As competições de hipismo acontecem em Hong Kong.


Texto Anterior: Cobertor curto: Algas na sede da vela são produto da poluição
Próximo Texto: GP de vôlei: Seleção derrota o Cazaquistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.