UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na oitava edição da lista, equipe de Minas Gerais é a única a subir entre as dez com mais glórias do país

Ranking 2003

DA REPORTAGEM LOCAL

Com três títulos, o Cruzeiro é o único entre os dez times mais vitoriosos do país a ganhar posições na edição 2003 do Ranking Folha.
Na oitava edição da lista, o time de Belo Horizonte subiu duas posições e chegou ao sexto lugar.
Os 47 pontos obtidos com as conquistas do Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileiro fizeram o Cruzeiro passar Santos e Grêmio.
A distância cruzeirense para o topo do ranking também diminuiu de forma considerável.
Até o ano passado, 202 pontos separavam o Palmeiras, líder da lista há seis anos, dos mineiros. Agora, são 155 pontos.
Se tiver em 2004 o mesmo sucesso de 2003, a equipe comandada por Wanderley Luxemburgo pode galgar mais duas posições.
Hoje, a desvantagem para o Vasco, o quarto colocado, é de apenas 28 pontos. Com a agenda cheia na próxima temporada pelo sucesso de 2003, os mineiros, caso triunfem em todas as competições que vão disputar, podem somar mais de cem pontos.
Primeiro clube do país a vencer na mesma temporada o Brasileiro e a Copa do Brasil, o Cruzeiro cavou também um posto entre as seis equipes com mais pontos em torneios nacionais na história.
Entre os outros clubes que formam o grupo dos dez mais vitoriosos, quem teve mais destaque depois do Cruzeiro foi o Santos.
Foram 35 pontos na temporada, graças aos vices na Libertadores e no Brasileiro. Depois de anos de ostracismo, o Santos acumula 60 pontos nos últimos dois anos. Se não fosse a ascensão cruzeirense, o clube poderia estar no sexto lugar agora -era o oitavo até 2001.
Já o destaque negativo entre os top 10 foi o Grêmio, único a cair nessa faixa. Sem somar pontos, os gaúchos perderam duas posições -estão agora em oitavo.
O estrago só não foi maior porque o time, no ano de seu centenário, se safou do descenso para a Série B na última rodada do Brasileiro-03. Assim, terá a chance de pontuar no mais importante torneio nacional em 2004.
Outros que voltam a ter essa oportunidade são Botafogo e Palmeiras, que estão de volta à elite.

Briga pelo topo
Novamente na primeira divisão, o Palmeiras, aliás, tem a missão de defender sua liderança, seriamente ameaçada pelo que aconteceu na temporada 2003.
Com a pontuação estacionada pelo segundo ano consecutivo, o clube do Parque Antarctica viu Flamengo e São Paulo somarem pontos e se aproximarem.
Ao ganhar dez pontos com o vice da Copa do Brasil, os cariocas estão agora 43 pontos atrás dos palmeirenses. Em 2004, o Flamengo tem a chance de acumular mais de 50 pontos.
Vice-campeão paulista da temporada, o São Paulo tem 59 pontos a menos do que o rival Palmeiras. Só que o clube do Morumbi disputa no próximo ano a Libertadores, competição que já ganhou duas vezes e dá 35 pontos ao seu vencedor no Ranking Folha.
Se conquistar o torneio sul-americano, o clube ainda irá disputar o Mundial interclubes no Japão em dezembro, que oferece mais 30 pontos para o campeão.
No pelotão intermediário quem mais somou pontos foi o Vitória, único clube do Nordeste que vai disputar a elite do Brasileiro em 2004. O clube somou 14 pontos com as conquistas do Estadual e do torneio regional do Nordeste.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Os 10 primeiros no ranking 2003
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.