São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Basiléia, local do jogo, Brasil encontra desdém da torcida e vida pornô

FÁBIO VICTOR
ENVIADO ESPECIAL À BASILÉIA

Em contraste com o isolamento do hotel de Weggis e a excitação dos fãs que revolucionaram com algazarra a minúscula vila suíça, a seleção encontrou ontem, na chegada à Basiléia, a 125 km dali, tentações da "cidade grande" e o desdém do público.
O Brasil faz hoje seu primeiro amistoso desde que chegou à Suíça, há oito dias.
Cerca de 20 gatos pingados foram para a rua lateral do Swissôtel Le Plaza, no centro da Basiléia, recepcionar o time pentacampeão. Não havia bandeira brasileira. A polícia bloqueou a via para o ônibus estacionar e o grupo descer, às 22h locais e sob chuva, sem contato com a platéia.
A 50 metros do hotel, há uma casa de stripteases e "table dancers" e dois sex shops.
Diferentemente do que ocorre em Weggis, em que um resort foi fechado só para a seleção e ninguém de fora tem acesso nem à recepção, o local fica numa rua movimentada da Basiléia, está aberto para outros hóspedes e o público pode circular livremente pelo lobby. Acontece que quase ninguém deu bola.
O único jornalista suíço que estava lá para cobrir o pouso da seleção de futebol mais famosa do mundo, Martin Jordan, da rádio DRS, arriscou algumas interpretações sobre a indiferença dos basileenses. "Tudo o que se sabia era que o Brasil viria, mas não foi divulgado exatamente o dia nem o horário. E também eles só vieram para passar um dia." Isso não está 100% certo. Os jogadores devem receber folga imediatamente após o jogo, tendo possivelmente que se reapresentar em Weggis somente amanhã à tarde. Ou seja, poderiam em tese dormir por conta própria na Basiléia.
Para os padrões suíços, Basiléia é uma metrópole, com seus 800 mil habitantes. É a segunda maior cidade do país, atrás de Zurique. Abriga sedes de grandes indústrias farmacêuticas e do BIS, espécie de Banco Central mundial.


Texto Anterior: Termômetro: Metereologia desafia Parreira
Próximo Texto: Soninha: Favoritismo x Já ganhou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.