São Paulo, segunda-feira, 03 de outubro de 2011 |
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INTERNETS RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com Site permite a qualquer um ser hotel Com a chegada da Copa e das Olimpíadas, tem muita gente preocupada se o Rio tem hotéis suficientes para receber tanta gente. Enquanto o problema não é resolvido, sites como o Airbnb revolucionam o conceito de "hotelaria". Ele permite a qualquer pessoa "ser" um hotel, ainda que apenas por uma noite. Por meio dele é possível alugar apartamentos ou casas cobrando diárias. Dá também para oferecer um único quarto e até partes inusitadas da casa. É o que fez o americano Toshi Chan, que aluga o terraço a céu aberto do seu apartamento em Nova York. Por US$ 100 a noite, dá para montar uma barraca por lá. A oferta ficou tão famosa que foi apelidada de "hotel Toshi". Ele garante uma boa vista da cidade e deixa usar o banheiro do apê. Só em Nova York, há mais de 5.000 lugares. Mesmo sem alarde, já existe uma oferta gigante de acomodações no Brasil, especialmente no Rio e São Paulo. O Airbnb faz sucesso porque sai mais barato do que ficar em hotel e mais caro do que um aluguel tradicional, ocupando um belo nicho. É claro que, para funcionar, é preciso criar uma rede de confiança. É obrigatório colocar uma foto e contar um pouco da vida pessoal. Há também um histórico em que hóspedes e anfitrões se avaliam constantemente. Por conta de um apê vandalizado, o site lançou um seguro que cobre prejuízos de até US$ 50 mil. O sucesso é impressionante. Tanto que a associação dos hotéis de Nova York quer classificar o site como agenciador de "hotéis ilegais", com medo da concorrência. Isso não impediu, porém, o site de ser avaliado em US$ 1 bilhão. Não vai resolver o problema das Olimpíadas, mas é uma solução criativa, que põe o dinheiro nas mãos de gente comum.
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