São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Ejaculação precoce

"Sou gay e sempre minhas relações sexuais foram bastante demoradas (20 a 25 minutos). De uns seis meses pra cá, durante o sexo oral, tenho ejaculado. E isso não dá nem cinco minutos! Será que estou agora com ejaculação precoce?"

"Não sou muito experiente em sexo, mas sempre que fico eufórico e nervoso nas transas, gozo meio rápido. Existe algum tipo de exercício ou de técnica respiratória para demorar mais?"


DUAS DÚVIDAS hoje trazem aspectos interessantes para se discutir a ejaculação precoce, que, junto com tamanho do pênis e o medo de "falhar" nas transas, formam uma trinca dos "fantasmas" que mais assustam nossos leitores do sexo masculino.
A ejaculação precoce é mais comum mesmo em quem tem pouca experiência e está diretamente ligada à ansiedade que existe nos homens que começam a fazer sexo. Alguns estudos apontam que até a metade dos garotos vai enfrentar algum grau de ejaculação precoce no início de sua vida sexual. A rapidez que se considera como sendo "precoce" é variável, mas, em geral, é um tempo que não permite que o casal aproveite de forma adequada a sua transa.
Falta de experiência, dificuldade em lidar com o desejo, nervosismo, medo de não fazer a coisa certa, receio de decepcionar a parceira, tudo isso age como uma espécie de pressão que acaba acelerando a ejaculação.
Como oposição, um pouco mais de idade, a experiência, a intimidade com a parceira, menos ansiedade e maior tranqüilidade em lidar com a vida sexual são situações que permitem que o garoto tenha maior controle. Assim, o segundo leitor deveria se preocupar menos com técnicas e mais com a calma e com o prazer de estar com sua parceira para aproveitar mais o sexo e, por tabela, conseguir aumentar seu tempo de ejaculação.
Existem, sim, técnicas e exercícios, assim como também há alguns remédios que podem ser utilizados para retardar a ejaculação. Mas, em geral, eles devem ser reservados para casos que demoram mais para melhorar.
Mas por que algumas pessoas mudam seu padrão de ejaculação, como parece ser o caso do segundo leitor, que passou a ejacular de forma mais rápida? Problemas emocionais com o parceiro ou parceira atual, novos relacionamentos, situações que geram estresse, tudo isso pode interferir no tempo da ejaculação. Aí, de novo, é esperar que as questões se estabilizem para checar se o tempo não retoma seu ritmo habitual. Se não voltar, uma conversa com um médico ou com um terapeuta pode ajudar.


Texto Anterior: Baladas Legais
Próximo Texto: Cinema: A volta do Coringa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.