São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2013

CAFUNÉ

Amigos dos livros

CLARICE REICHSTUL
COLUNISTA DA FOLHA

Em Imbassaí, apesar da canção feita especialmente para eles na semana passada, os micos resolveram não aparecer. Mas, em compensação, muitos outros convidados acabaram dando o ar da graça.
Alguns amigos eram velhos conhecidos, como o polvo Herman, que vive ajudando todo mundo à sua volta, e o tigre Leo. O Grúfalo também frequentou bem a nossa casa, assim como o ratinho Frederico, que, apesar do calor baiano, ficou contando um monte de histórias para que seus irmãos ratinhos do campo não morressem de frio e de tédio quando o inverno chegasse.
Mas a turma que veio forte para estas férias foi a do Sítio do Picapau Amarelo. Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Emília, Rabicó e Visconde fizeram uma farra por lá. Houve guerra entre humanos e onças, besouros espiões e a chegada de um rinoceronte fugido do circo, que passava horas e horas contando causos africanos.
Todas as noites, antes de dormir, líamos um pouco de "Caçadas de Pedrinho". Parecia uma novela, com um pouco da trama se desenrolando a cada dia. Foram férias sem televisão ou computador. E querem saber? Foram ótimas, recomendo.
Aliás, fica uma proposta: Convidem seus pais a ler uma história para vocês. Com o tempo, vão ver como é gostoso ler junto. E quem sabe eles percebam que pai leitor gera filho leitor (ou quem sabe vocês acabem despertando neles o gosto pela leitura, hein?).

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.