São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A SAÚDE PEDE SOCORRO

Nervosismo causa até problemas bucais

Má alimentação e escovação dos dentes geram doenças

Leo Caobelli/Folha Imagem
Contra o bruxismo, Larissa usa uma bolsa de água quente

DA REPORTAGEM LOCAL

Gengivite ulcerativa necrosante aguda. Embora pareça o nome de uma doença gravíssima, a Guna -como é mais conhecida- é comum e tem tratamento. Apesar de poder ser evitada, é um dos problemas bucais que afetam os vestibulandos. Cansados e despreocupados com a saúde, muitos se esquecem de cuidar da higiene bucal, sem pensar que isso pode causar danos à saúde.
Carlos Roberto Andraus, 19, demorou para perceber que estava com Guna. Quando escovava os dentes, sua gengiva sangrava, mas ele só foi procurar um dentista quando começou a sentir dor nos dentes. O tratamento incluiu três semanas tomando antibióticos e raspagem no dente. "Depois disso, comecei a me cuidar mais", conta ele.
O dentista Márcio Melara diz que a doença é mais comum quando os vestibulares estão próximos, já que uma das causas é a má alimentação. "A Guna aparece muito em crianças desnutridas", diz ele.
Larissa Matteucci, 23, no cursinho há cinco anos, começou a ter problemas de saúde em 2007. "Depois de anos estudando, a ansiedade aumenta", diz. "Estava tão neurótica que só estudava."
Ela engordou dez quilos, teve gastrite e começou a sofrer de bruxismo -rangia os dentes durante o sono. Hoje, diminuiu o ritmo de estudo e conseguiu perder seis quilos, mas tem de reservar dez minutos diários para fazer sessões com bolsa de água quente na bochecha para evitar o bruxismo.
(LUISA ALCANTARA E SILVA)


Texto Anterior: Psicologia: Cursinho tem centro de apoio para vestibulandos
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.