São Paulo, segunda-feira, 01 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Banda volta ao passado em cacetadas

DO ENVIADO A LONDRES

Bandas longevas que cunharam um som típico no início da carreira tendem a revisitar esse som. O R.E.M. faz isso com "Accelerate". O U2 reencontrou o passado com "All that You Can't Leave Behind". Agora é a vez do Metallica.
Verdade que a banda californiana relutou em voltar a soar como nos primórdios. Alguém com 30 anos provavelmente não se lembra do Metallica lançando um álbum do mais autêntico thrash metal. Quem foi jovem na década de 1990 conheceu o Metallica com a radiofônica "Enter Sandman" ou na MTV, já com o visual comportado, em que as vastas cabeleiras deram lugar a cortes mauricinhos.
Depois da terapia de "St. Anger", uma regressão soa até natural. "Death Magnectic" já abre com duas cacetadas que poderiam estar em "Master of Puppets", terceiro e mais cultuado trabalho do Metallica: "That Was Just Your Life" e "The End of the Line". Ambas são cheias de clichês do thrash metal que o Metallica inventou.
O desfecho de "All Nightmare Long" remete ao de "Metal Militia", uma das faixas mais poderosas do disco de estréia da banda. "Suicide & Redemption" é ainda mais empolgante, até por ser totalmente instrumental. James Hetfield funciona melhor tocando guitarra. Em "Unforgiven III", única balada do CD, ele parece cantar os mesmos versos das anteriores.
Outra decepção do repertório é o "The Day that Never Comes". Mas o final, com "My Apocalypse", certamente lavará as almas dos fãs. Mais thrash do que ela, só o logo original da banda, que volta em "Death Magnetic". (JFJ)


DEATH MAGNETIC
Artista: Metallica
Gravadora: Universal
Quanto: R$ 40, em média
Avaliação: bom



Texto Anterior: Pauleira
Próximo Texto: Banda tenta agradar com caixãozinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.