São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Projeções terão execução musical ao vivo

Cinemateca realiza mostra de clássicos do expressionismo

DA REPORTAGEM LOCAL

O expressionismo alemão e o cinema são desses pares amalgamados por uma perfeita coincidência entre o lugar e o momento. No pós-guerra, a estética expressionista encontrou nas imagens em movimento o aliado que faltava. E, assim, na primeira metade do século, foram realizados clássicos que colocaram o cinema alemão do período entre as mais significativas passagens da sétima arte.
É essa produção que a Cinemateca Brasileira aborda, com a realização, a partir de hoje, de mostra reunindo nove títulos em cópias restauradas.
As projeções terão execução musical ao vivo pelo grupo Gargântua (Luis Carlos Pavan, Ilca Leanza, Michelle Ortega e Careimi Ludwig Assmann, que fará a leitura em português dos entretítulos).
Com uma sessão ao dia, sempre às 20h30 (exceto dias 7, 8 e 12, também às 18h), a seleção inicia com "O Gabinete do Dr. Caligari", de Robert Wiene, e segue com "Da Aurora à Meia-Noite", de Karl-Heinz Martin; "Caminhando na Noite" e "O Castelo Vogelod", ambos de Murnau; "Dr. Mabuse", de Fritz Lang; "Escada de Serviço", de Leopold Jessner e Paul Leni; "O Gabinete das Figuras de Cera", de Paul Leni; "A Última Gargalhada", de Murnau, e "Segredos de uma Alma", de Georg Wilhelm Pabst.
A programação é paralela às exposições agendadas para o MAM e o Museu Lasar Segall, a partir de 10 de outubro, com obras do expressionismo alemão e do modernismo brasileiro.
A Cinemateca realiza ainda, de hoje a 13 de outubro, em horários variados, o ciclo "Revendo o Cinema Francês", com a exibição de três títulos de seu acervo: "A Cadela", "A Mulher dos Meus Sonhos" e "Os Sete Pecados Capitais".

Mostra: Clássicos do Cinema Expressionista Alemão
Onde: Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207, tel. 0/xx/ 11/5084-2177)
Quando: de hoje a 12 de outubro
Quanto: R$ 6 (ter. a qui.) e R$ 8 (sex. a dom.)




Texto Anterior: Artes plásticas: Cores fortes surgem em novas obras de Manfredo de Souzanetto
Próximo Texto: Outrocanal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.