São Paulo, segunda-feira, 10 de outubro de 2011 |
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Gagosian faz sua primeira mostra de brasileiros em Paris Filial francesa da rede de galerias do maior marchant do mundo comercializa obras e pratica sigilo de preços Para crítico, artistas neoconcretos são obrigatórios a todos os 'acervos internacionais de importância' LENEIDE DUARTE-PLON COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS Seis grandes artistas desembarcaram na galeria Gagosian -e lá ficam até 5 de novembro-, numa das mais belas exposições consagradas ao Brasil feitas em Paris nos últimos anos. Quarenta obras de Lygia Clark, Amilcar de Castro, Sérgio Camargo, Hélio Oiticica, Lygia Pape e Mira Schendel foram reunidas em "Brazil - Reinvention of the Modern", primeira exposição de brasileiros na Gagosian. Para Camargo (1930-1990)e Lygia Clark (1920-1988), que moraram em Paris, é uma volta à cidade onde se formaram. Foi na capital francesa que Clark estudou com Fernand Léger. Segundo texto do crítico Paulo Venancio Filho no catálogo da mostra, a obra da artista é inclassificável. "Os Bichos, as famosas esculturas que Lygia Clark realizou nos anos 1950, ocupam um lugar central nas transformações que mudaram a escultura do século 20", escreveu num dos textos de análise das obras. Venancio destaca que ainda hoje "se percebe e se surpreende com a inquietude, a voracidade, a liberdade de atitudes, procedimentos e problemas artísticos que envolviam os neoconcretos". A política da prestigiosa Gagosian é de sigilo absoluto em torno de preços, de compradores e dos colecionadores que emprestaram as obras para a mostra. Não são informadas quais das obras da mostra estão à venda nem seu valor. "A única coisa que posso dizer é que uma grande parte está à venda, mas nossa política é não comentar preços. O sigilo faz parte do negócio", diz Serena Cattaneo Adorno. Texto Anterior: Neoconcretos na vitrine Próximo Texto: Cinema: Mostra nacional reúne curtas e longas com abordagens sociais Índice | Comunicar Erros |
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