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NEGÓCIO FENOMENAL
Artistas negociam "revelações" e patrocínio de festas
Famosos transformam a vida privada em produto
DA REPORTAGEM LOCAL
Por que uma pessoa famosa
abre sua casa, tira mil fotos deitada na cama e conta tudo sobre a
sua vida amorosa? A resposta é
unânime para 11 em cada dez assessores de celebridades: porque é
importante "estar na mídia".
Não raro, a própria assessoria
dos artistas se encarrega de divulgar a jornalistas horário e local
onde a figura jantará com um novo affair. Parece flagra de "paparazzi", mas é pura armação.
Repórteres da área ouvidos pela
Folha, que pedem para não serem
identificados, têm dificuldades
para se lembrar de quem não abre
a vida privada por nada. Chico
Buarque, Tony Ramos e José Mayer são citados dentre os que detestam a prática marqueteira.
Na outra ponta, a dos que fazem
da mídia um verdadeiro divã, são
inúmeros exemplos: Ana Maria
Braga, Xuxa, Eliane, Adriane Galisteu, Wanessa Camargo etc. etc.
E casamentos são ótimas oportunidades para a promoção. Ana
Maria, por exemplo, quando era
casada com Carlos Madrulha, todos os anos fazia uma nova festa,
"para renovar os votos da união".
Era um casamento por ano, com
o mesmo noivo, que rendia capas
e capas de revista de celebridades.
Em 2002, pouco antes de se separar, ela recebeu da Disney uma
oferta de "recasar" lá, com tudo
pago. Não topou porque a relação
já não ia bem. Mas aí vieram capas e capas sobre o rompimento.
Ana Maria faz exigências quando é convidada para alguma reportagem em revista. Não vai de
vôo de carreira, só fretado, e leva
até dez pessoas, entre seguranças,
maquiador, cabeleireiro, estilista
e assessor. Certa vez, ficou quatro
horas numa praia, fotografando
para uma revista. A operação envolveu avião e helicóptero, tudo
arranjado pela publicação.
A assessoria de Ana Maria não
foi localizada até o fechamento da
edição para comentar o assunto.
Outra que adora falar da vida
privada é Adriane Galisteu. Repórteres da área dizem que sua
equipe oferece entrevistas, principalmente próximo a lançamentos
de sua grife. Na "Veja" da semana
passada, seu ex-marido, Roberto
Justus, disse que ela combinou
com fotógrafos para um "flagrante" na lua-de-mel. Segundo o publicitário, ela até pediu que ele
usasse branco, para sair melhor
na foto. A assessoria nega tudo.
Diz que ela apenas avalia que não
pode se recusar a atender a imprensa, por ser pessoa pública.
Castelo e ilha
Não falta celebridade para refletir sobre a vida pessoal ou curtir a
família na ilha e no castelo de "Caras". Uma temporada nesses
"points" é convite irrecusável para muitos. Profissionais do meio
disseram que alguns ligam para a
revista a fim de tentar uma vaga.
Não recebem cachê, mas ganham
a viagem e presentes de patrocinadores (celulares, jóias etc.). Em
troca, garantem fotos e declarações exclusivas na "Caras".
Diretor-superintendente da
"Caras", Edgardo Martolio nega
que artistas se ofereçam. São convidados, diz. Ele negou também a
informação apurada pela Folha
de que o casamento de Carolina
Dieckmann e Marcos Frota, no
castelo de "Caras", foi totalmente
patrocinado pela revista, da aliança ao vestido de noiva. "Eles foram convidados a se casar no castelo, portanto, ficava claro que seria exclusivo de "Caras", já que não
permitimos o ingresso de outras
revistas. Anel etc. posso garantir
que não foram presentes de "Caras". Talvez de algum patrocinador que, muito sabidamente, quis
associar sua marca à boda dos
dois."
(LAURA MATTOS)
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