São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Computador da Globo faz voz de atriz ficar igual à de cantora

A Globo deverá usar na minissérie "Maysa" um software que deixará a voz da atriz Larissa Maciel parecida com a da cantora (1936-1977), musa da música de fossa. A gaúcha Larissa interpretará a cantora no programa de nove capítulos que a Globo começa a gravar em agosto e exibe em janeiro.
Segundo Jayme Monjardim, filho de Maysa e diretor da minissérie, Larissa dublará todas as músicas. Ou seja, a voz da "Maysa que canta" será a original. O software evitaria que a voz da "Maysa que fala" fosse muito diferente da cantada.
Monjardim diz que ainda fará um teste para decidir se usará mesmo o programa de computador. "Se não der certo, vou usar a voz da Larissa mesmo. O que não pode é ter uma diferença muito grande entre a voz cantada e a voz falada", afirma.
Nos últimos meses, Larissa foi assistida por fonoaudiólogos e fez tratamento nas cordas vocais. "Ela já ficou com a voz mais grave e rouca", conta.
Perfeccionista, Monjardim pretende usar um tipo de voz para cada uma das fases da minissérie, registrando, assim, as marcas do envelhecimento vocal da personagem. Mas nega que queira fazer uma cópia fiel da mãe. "Quero trazer o clima, o tom, a temperatura mais próxima de Maysa", argumenta.
A minissérie não será linear. "Ela vai e volta no tempo", explica o diretor. Serão três fases, cada uma com um tom de cor e angulação diferentes.

O PIANISTA
Letícia Pontual/Folha Imagem
Para realizar o sonho de interpretar Tom Jobim no teatro, o ator Marcelo Serrado, 41, teve que bater de frente com a Record, da qual é contratado, e rejeitar duas novelas. No final de agosto, ele estréia em São Paulo como protagonista de "Tom & Vinicius - Chega de Saudade". "O musical é uma história de amizade com a bossa nova como pano de fundo", diz. Serrado teve que estudar música para atuar na superprodução, em que canta e toca piano. O ator se acha parecido com Jobim. "Mas ele era muito mais bonito", admite.

ALICE AGORA É MORENA

Longe da TV desde "Paraíso Tropical", na qual interpretou a loiríssima Alice, Guilhermina Guinle (foto) voltará à Globo assim, morena, no próximo episódio de "Casos e Acasos", nesta quinta-feira. Ela interpretará Regina, uma mulher separada com dois filhos pequenos. Regina quer encontrar um cara bacana para um relacionamento sério, mas acha que os filhos afugentam bons pretendentes. Por isso, tenta esconder esse detalhe do partido da vez, Hugo (Luigi Baricelli). O que ela não imagina é que Hugo também é pai de quatro filhos e adora criança.

VAI COMEÇAR O "BBB 9"
Quer participar de "Big Brother Brasil 9"? Então, corra. A Globo abre as inscrições em seu site já no próximo dia 28. Neste ano, a emissora fará uma caravana por dez capitais, de agosto a outubro, mobilizando 40 profissionais. Em cada cidade, entrevistará de 1.500 a 3.000 pessoas pré-inscritas. O processo poderá não selecionar todos os próximos brothers, mas dele sairá o "BBB Entrevista", a ser veiculado pelo canal Multishow e na internet.

NOVA HELENA
Manoel Carlos ainda não começou a escrever a sinopse de sua próxima novela na Globo, prevista para 2009, mas já tomou uma decisão. Helena, sua eterna protagonista, desta vez será mais jovem do que as anteriores.

NOVA ALICE
A HBO marcou para 21 de setembro a estréia em toda a América Latina de "Alice", sua mais nova produção brasileira. A série, dirigida pelo cineasta Karim Aïnouz e co-produzida pela Gullane Filmes, terá 13 episódios.

PERGUNTA INDISCRETA

FOLHA - O ator Caio Blat disse que o sr. perdeu uma bela oportunidade de ficar calado quando escreveu crônica em que sugeria que os atores deveriam parar de falar bobagens e ler um livro. O sr. está pensando em convidá-lo para fazer o papel de um mudo em sua próxima novela?
MANOEL CARLOS (autor da Globo)
- Esse assunto, para mim, já está encerrado.


Texto Anterior: José Simão: Socuerro! Morcego transa com a sogra!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.