São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

TV PAGA

O ordinário na vida e o extraordinário no amor

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Em "Lugares Comuns", primeiro vemos o professor de literatura Fernando Robles (Federico Luppi) em atividade. Lá está ele, diante dos alunos, aconselhando-os a mergulhar no "Jogo de Amarelinha", de Julio Cortázar, "a mais impiedosa das histórias de amor".
Toca o sinal, e boa parte do mundo do professor termina junto com a aula. A partir desse momento, o diretor argentino Adolfo Aristarain nos fará acompanhar seu personagem no choque do desemprego na terceira idade e, em seguida, nas tentativas de reagir à débacle, numa Argentina que também afunda na crise.
O pano de fundo econômico-social não é, no entanto, o principal predicado desse filme de 2002, que o Cinemax exibe hoje e que deve estrear nos cinemas brasileiros até o final do ano (!).
Aristarain acerta sobretudo quando foca as mais estreitas relações pessoais de Fernando -com a mulher de toda a vida (Mercedes Sampietro, ótima); com o melhor amigo, que o define como "um tango ambulante, sentimental e piegas"; com o filho que trocou a instabilidade econômica da Argentina pela promessa de solidez financeira na Espanha, para decepção do pai e ocasião (não desaproveitada pelo roteiro) de extraordinário diálogo familiar.
Aristarain tempera a narrativa de seus "Lugares Comuns" com a alternância clássica de momentos de descontração e amargura; melancolia e comicidade; suspense e previsibilidade. Mas é o tom sombrio que impera na segunda metade do filme e anuncia seu desfecho, coerente com o de uma impiedosa história de amor. Nem por isso privada de uma das mais belas declarações românticas do cinema e com a originalidade de ser feita indiretamente, a um ouvinte distinto do sujeito amado.


LUGARES COMUNS. Quando: hoje, às 22h, no Cinemax.

TV ABERTA

"Forrest Gump" lança olhar crítico sobre os EUA

Gasparzinho - Como Tudo Começou
Globo, 13h05.
(Casper, a Spirited Beginning). EUA, 1997. Direção: Sean McNamara. Com Steve Guttenberg, Lori Loughlin. Gasparzinho, o fantasma do bom rapaz, usa seus poderes para salvar uma cidade que está para ser destruída.

João e o Pé de Feijão
SBT, 13h30.
(Jack and the Beanstalk). EUA, 2001, 174 min. Direção: Brian Henson. Com Mathew Modine, Vanessa Redgrave. A fábula aqui é adaptada, tomando como personagem principal Jack Robinson, homem de negócios de meia-idade, que está construindo um cassino.

O Lamparina
Cultura, 16h30.
Brasil, 1963, 83 min. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Com Mazzaropi, Geny Prado. Mazzaropi e família mudam-se para o Nordeste. A confusão começa quando são confundidos com cangaceiros.

O Grande Lutador
Record, 20h.
(The Battle Creek Brawl). EUA/Hong Kong, 1980, 91 min. Direção: Robert Clouse. Com Jackie Chan, Jose Ferrer. Descoberto por um gângster numa briga de restaurante, Jackie é convocado a participar de torneio mortal. O gângster fará o possível para convencê-lo.

Drive, Tensão Máxima
Bandeirantes, 21h.
(Drive). EUA, 1996, 99 min. Direção: Steve Wang. Com Mark Dacascos, Kadeem Hardison. Embora fuja de Hong Kong para San Francisco, Dacascos continua a ser perseguido por corporação criminosa.

O Último Boy Scout - O Jogo da Vingança
SBT, 0h.
(The Last Boy Scout). EUA, 1991, 102 min. Direção: Tony Scott. Com Bruce Willis, Damon Wayans. Filme de ação em torno de detetive e ex-jogador de futebol americano que investigam a morte da namorada deste último.

A Morada da Sexta Felicidade
Bandeirantes,0h.
(The Inn of the Sixth Happiness). Inglaterra/EUA, 1958, 158 min. Direção: Mark Robson. Com Ingrid Bergman, Curt Jurgens. Ingrid faz a missionária católica que divulga o evangelho na China, anos 30, e de passagem se apaixona por um general chinês. Legendado.

Forrest Gump - O Contador de Histórias
Globo, 0h30.
(Forrest Gump). EUA, 1994, 142 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Tom Hanks, Robin Wright. Forrest Gump é o menino limítrofe que, graças a sua velocidade e pertinácia, termina como protagonista dos principais fatos da história dos EUA. Um olhar meio crítico sobre país onde o tolo e o vencedor mais ou menos se igualam.

Caçadores do Desconhecido
SBT, 1h40.
(Shadow Chasers). EUA, 1985, 100 min. Direção: Kenneth Johnson. Com Dennis Dugan, Trevor Eve. Antropólogo alia-se a jornalista para investigar fenômenos sobrenaturais que atingem a cidade após a morte de um físico num incêndio muito pouco esclarecido. Feito para TV.

The Birdcage - A Gaiola das Loucas
Globo, 2h50.
(The Birdcage). EUA, 1996, 117 min. Direção: Mike Nichols. Com Robin Williams, Nathan Lane. Em geral, "remakes" americanos de filmes europeus dão com os burros n'água. "A Gaiola das Loucas" beneficia-se da sensibilidade de Mike Nichols e, talvez, da mudança dos tempos. O filme original francês também se baseava nos atores, mas a homossexualidade era tratada com impiedade.

Mercenários das Galáxias
SBT, 3h40.
(Battle Beyond the Stars). EUA, 1980, 105 min. Direção: Jimmy Murakami. Com Richard Thomas, Robert Vaughn. Mercenários ajudam o pacífico planeta Aquira a enfrentar o temido Sador e seus exércitos. Ficção científica com produção de Roger Corman. (IA)

Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Maluf lança o creme Nívea Peroba!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.