|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
saiba mais
Periferia de Paris deu início ao projeto
DA ENVIADA AO RIO
"Women Are Heroes" é
parte de um projeto maior,
"28 Millimeters" (nome
da lente), que J.R. iniciou
em 2005, na França.
Na primeira fase, chamada "Retratos de uma
Geração", ele fotografou
jovens de periferias parisienses dominadas por
gangues. A idéia era mostrá-los assim como a mídia
os apresenta: como monstros. Para isso, pediu a eles
que fizessem caretas, como uma caricatura. "Queria mostrar a maioria, anônimos que não estão na
mídia e não são bandidos."
O processo foi o mesmo
realizado no Brasil: após
fotografadas, as imagens
foram impressas em lambe-lambes e espalhadas
por diversos pontos de Paris. Por coincidência, pouco tempo depois a periferia se insurgiu, e o trabalho
de J.R. foi citado como
"premonitório".
O próximo passo foi desconstruir a imagem que o
Ocidente tem do Oriente
Médio em "Face to Face",
trabalho no qual J.R. registrou palestinos e israelenses que exercem a mesma
profissão. "A guerra não
permite que eles vejam a si
mesmos", acredita o artista. "Fiz retratos de motoristas de táxi, cabeleireiros, professores etc."
Após o registro, as fotos
gigantes de palestinos foram coladas em quatro cidades israelenses e vice-versa. Lá, o francês teve
problemas: foi preso em
Hebron, teve de deixar o
local por 15 dias e foi proibido de colar os cartazes
no muro que separa os
dois povos. No Rio, antes
de J.R. iniciar o trabalho
na Providência, o também
fotógrafo Maurício Hora
negociou a permanência
da equipe no morro com
os traficantes locais.
(AFS)
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Madonna confirma shows no país Índice
|