São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
crítica CD expõe ligação com a música brasileira COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Esperanza Spalding
já havia gravado
por um selo alternativo espanhol o CD
"Junjo" (Ayva Musica,
2006), trabalho ainda um
pouco imaturo, mas que já
deixava vislumbrar sua
personalidade musical. O
novo "Esperanza" revela
não só uma instrumentista técnica e inventiva ou
uma cantora de voz doce e
versátil. Autora de nove
das 12 faixas do álbum, ela
desponta como uma artista de talentos múltiplos.
Para o público brasileiro, o álbum começa e se
encerra com duas belas
surpresas: as releituras de
"Ponta de Areia" (Milton
Nascimento e Fernando
Brant) e "Samba em Prelúdio" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), interpretadas pela cantora com
emoção, em português,
quase sem sotaque.
A identificação de Esperanza com a música brasileira não para por aí. A percussiva "I Adore You" tem
muito de samba (e algo de
Hermeto Pascoal na melodia), e a irresistível "I
Know You Know" mistura
soul, suingue e levada de
samba perfeita para tocar
em rádios sofisticadas.
Em outras faixas ela exibe com mais profundidade
sua vocação jazzística: da
instrumental "Mela", que
destaca solos do trompetista Ambrose Akinmusire
e do pianista Leo Genovese, ao romântico standard
"Body and Soul" (Green,
Heyman & Sour), que Esperanza quase transforma
em bolero, vertendo-a para o espanhol.
Prepare-se: nos próximos meses você vai ouvir
falar muito sobre Esperanza Spalding. Essa garota promete.
(CC) |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |