São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 2006

Texto Anterior | Índice

Autor angolano recusa Prêmio Camões

O escritor angolano Luandino Vieira, vencedor do Prêmio Camões 2006 -um dos mais importantes da literatura em língua portuguesa-, recusou-se a receber a honraria por "razões pessoais, íntimas", segundo informou ontem o Ministério da Cultura de Portugal.
Terceiro africano a ser agraciado com o prêmio -que paga 100 mil (R$ 290,6 mil) ao vencedor-, Vieira foi anunciado vencedor na última sexta-feira. "A opção do escritor será naturalmente respeitada", diz um comunicado.
Luandino Vieira se transformaria no terceiro autor africano a receber este prêmio, depois do moçambicano José Craveirinha (1991) e do angolano Pepetela (1997).
Por suas atividades militantes a favor da independência de Angola, foi preso em 1959 e 1961 pela polícia política do regime autoritário português de Antônio de Oliveira Salazar, e condenado a 14 anos de prisão.
Vieira, que passou oito anos em um campo de concentração, do qual foi libertado em 1972, é autor de romances e relatos curtos, entre os quais destacam-se "Luuanda" (1963), "Velhas Estórias" "João Vencio: Os Seus amores" (1979).


Texto Anterior: O mercado de música em 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.