São Paulo, quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Galpão emociona na terra e no palco de Shakespeare

DA REPORTAGEM LOCAL

O trocadilho do "uai" mineiro com o "why" (por que) inglês dá a medida do envolvimento afetivo e artístico do ator e diretor Paulo José na empreitada de registrar a temporada de "Romeu e Julieta" no Globe Theatre de Londres, em 2000.
Trata-se da histórica turnê do espetáculo concebido e dirigido por Gabriel Villela, com o Galpão, em pleno teatro elisabetano reconstituído tal qual o do século 16, aberto para o céu como se estivesse na rua onde William Shakespeare (1564-1616) montava suas peças.
A Paulo José e à sua equipe, ao lado de André Amparo e Kika Lopes (dupla do também documentário "Grupo Galpão", de 2006, sobre os 25 anos da companhia de Belo Horizonte), só foi permitido capturar imagens com câmeras pequenas, sem tripé. Mesmo assim, resulta bela consagração do conteúdo sobre a forma.
O DVD "Romeu & Julieta no Globe Theatre ou Shakespeare pra Inglês Ver" capta a festiva recepção do público estrangeiro à versão popular e brasileira da peça, sobretudo nas incursões musicais. A reação é estampada inclusive no rosto da atriz Vanessa Redgrave, presente a uma das sessões. (VS)


Texto Anterior: "Sassaricando" lidera teatro em DVD
Próximo Texto: Crítica/artes plásticas/"O(s) Cinético(s)": Tomie exibe mostra mais completa de arte cinética no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.