São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rubens Paiva retrata conflitos de idade

Escrita nos anos 90, peça "O Predador Entra na Sala" mostra relação entre uma jovem e um velho roqueiro

Texto, que nunca havia sido montado, estreia no Espaço Parlapatões com Raul Barretto e Anna Cecília Junqueira

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entre os anos de 1994 e 1995, o escritor Marcelo Rubens Paiva escreveu um texto para ser protagonizado pela atriz Luciana Vendramini. O projeto nunca foi para a frente e a peça "O Predador Entra na Sala" deixa a gaveta somente agora -estreia hoje no Espaço Parlapatões.
No lugar de Vendramini, quem vive a protagonista é Anna Cecília Junqueira, que trabalhou com o Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e fez a peça "O Ensaio", com o grupo Tapa.
A atriz divide o palco com Raul Barretto, parlapatão que volta a fazer um drama. A diferença de idade entre os personagens -ele tem o suficiente para ser pai dela- abastece o conflito. Barretto interpreta um escritor famoso que chega à meia-idade viciado em sites de bate-papo.
Junqueira faz uma menina que aparece do nada dizendo ser filha dele -"resultado" de uma transa casual.
A possibilidade de que a jovem intrusa esteja mentindo cresce à medida que ela tenta seduzi-lo, com a malícia de uma Lolita profissional. Acuado, cabe a ele o papel mais frágil. Pertence mais a ela o título -"predador".
Paiva, 51, conta que, antes de passar por uma reescrita, a figura desse escritor pendia para um tipo hippie. A principal atualização recai sobre a caracterização dele, que agora é um velho roqueiro.
"Os caras que hoje têm a minha idade foram todos punk", afirma o dramaturgo, que também dirige a peça.
A crise de uma identidade masculina frente ao envelhecimento é tema comum entre compadres seus. Vários deles frequentam a praça Roosevelt e encenam ali suas peças. Mário Bortolotto, por exemplo, há pouco apresentou "Música para Ninar Dinossauros", outro libelo à "maturidade" da boemia.
Paiva cita o dramaturgo antes de suscitar um velho lema punk que inspirou a geração: "Faça você mesmo".


O PREDADOR ENTRA NA SALA
QUANDO qua. e qui., às 21h
ONDE Espaço Parlapatões (pça. Roosevelt, 158, tel. 0/xx/11/ 3258-4449)
QUANTO R$ 30
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

JOSÉ SIMÃO
O colunista está em férias




Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Pavores matemáticos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.