UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

TV ABERTA

Pierce Brosnan interpreta um convincente 007

Beethoven 3 - Uma Família em Apuros
Globo, 12h55.  
(Beethoven's 3rd). EUA, 2000, 99 min. Direção: David Mickey Evnas. Com Judge Reinhold, Julia Sweeney. Beethoven apronta bastante, mas também salva os Newton de uma encrenca. Com Beethoven, o cão, iremos até a nona também? Filme família. Inédito.

O Corinthiano
Cultura, 15h30.    
Brasil, 66. Direção: Milton Amaral. Com Mazzaropi, Lucia Lambertini. Mazzaropi faz um corintiano fanático, sempre às voltas com os torcedores rivais. Excelente oportunidade, de quebra, para rever uma época em que o Brás estava longe da decadência, e a paixão futebolística era menos violenta. P&B.

Wing Chun, uma Luta Milenar
Bandeirantes, 18h.   
(Wing Chun). Hong Kong, 94, 95 min. Direção: Woo-Ping Yuen. Com Michelle Yeoh, Donnie Yen. Yeoh enfrenta criminosos na China do século 19. Chama a atenção pela presença de Yeoh e por Woo-Ping Yuen ser o coreógrafo das lutas de "Matrix".

De Volta às Corredeiras
Record, 19h.   
(Same River Twice). EUA, 96, 102 min. Direção: Scott Featherstone. Com Shea Farrell, Robert Curtis-Brown. Treze anos após a morte de um colega -e de abandonarem as corredeiras-, três ex-craques no assunto voltam ao local, a fim de desafiar novamente as corredeiras e vencer os próprios medos.

007 contra Goldeneye
SBT, 22h.    
(Goldeneye). Inglaterra, 95, 130 min. Direção: Martin Campbell. Com Pierce Brosnan, Sean Bean. Brosnan estréia de maneira convincente como James Bond, apesar do quadro convencional. 007 combate mafiosos que se apoderam de equipamentos militares russos e ameaçam o mundo. Com jeito, vai.

Garra de Campeão
Bandeirantes, 20h30.  
(Tigerheart). EUA, 96, 90 min. Direção: Georges Chamchoum. Com Ted Jan Roberts, Carol Potter. Especuladores forçam moradores a abandonar suas casas ou comércios, para construir ali um centro comercial. Irrisório.

O Dia dos Loucos
Bandeirantes,0h30.    
(The King of Marvin Gardens). EUA, 72, 103 min. Direção: Bob Rafelson. Com Jack Nicholson, Bruce Dern. DJ da Filadélfia (Nicholson) vai até Atlantic City, onde o irmão estava preso. Desse encontro e de outros mais, Rafelson constatará a existência de um mundo visceralmente instável. Um dos paradigmas do filme americano na passagem dos 60 para os 70.

Fervura Máxima
Globo, 0h50.     
(Hard Boiled). Hong Kong, 92. Direção: John Woo. Com Chow Yun-Fat, Bowie Lam. Gangues tentam tomar Hong Kong. O que de melhor poderia querer John Woo? Cenas de ação de primeiríssima.

Meias de Seda
Globo, 3h05.     
(Silk Stockings). EUA, 57, 117 min. Direção: Rouben Mamoulian. Com Fred Astaire, Cyd Charisse. Charisse é a agente comunista. Astaire, que luta para seduzi-la, o agente de Hollywood. "Ninotchka", a comédia de Lubitsch com Greta Garbo, em bela versão musical de Mamoulian, valorizada por Astaire e Charisse. (IA)

TV PAGA

"Luxúria" ensina as artes da transgressão

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A gora que o cinema virou uma atividade respeitável no Brasil, que tal subvertê-la um pouco, encostar por duas horas essa arte do bom-mocismo e dar uma chance a "Luxúria"?
Passa no Telecine Emotion, e já se pode imaginar a dificuldade de programá-lo. No Happy não era o caso, em definitivo. Mas por que não no Action? Talvez não exista lá o tipo de ação que busca o espectador padrão do canal, mas alguma não deixa de haver. Estamos na Itália, em 1945, com a ocupação alemã nos estertores. O marido de Anna Galiena é um potentado fascista, responsável pela... indústria cinematográfica. O marido é tão horrível quanto é sedutor o oficial nazista que se ocupa da mesma indústria.
Corrigindo: ele mal se ocupa da indústria. Ocupa-se de mulheres. E as mulheres ocupam-no em tempo integral. Ele é um defeito do filme, por sinal: não é um tipo de beleza masculina qualquer, parece mais um rufião.
O essencial é que a mulher se apaixona loucamente por ele, como Alida Valli se apaixonara no "Senso" ("Sedução da Carne") de Visconti. Com Visconti os sentimentos eram mais elevados. Aqui, tudo que importa é a carne, tão mais provocante quanto lembramos que Anna Galiena tem lá seus 50 anos, quando faz o filme, mais ou menos o dobro da idade do tenente. Tem a idade certa para se apaixonar por um canalha.
Tinto Brass, diretor deste filme, é um gênio do erotismo. Gosta de filmar cenas de sexo e sabe como ninguém trazer à tona a beleza através do prazer. Aqui, filma sexo até um pouco demais, mas esse problema é insuficiente para encobrir as virtudes de um filme que restitui ao cinema um pouco de outro tipo de prazer, o da transgressão. Em "Luxúria", Brass parece misturar com total consciência a gravidade de Visconti, o desespero de Pasolini e o espírito moleque de Buñuel.


LUXÚRIA. Quando: hoje, às 22h15, no Telecine Emotion.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.