São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA REDE

94.252.471

Este é o número de vezes que o videoclipe "Girlfriend", de Avril Lavigne, foi visto no YouTube até a tarde de ontem, assumindo a liderança dos mais assistidos de todos os tempos

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

A evolução da dança começou com Elvis e acabou, quem diria, com Avril Lavigne.
Com o videoclipe para seu hit "Girlfriend", a loirinha canadense assumiu o posto de vídeo mais assistido de todos os tempos no YouTube, destronando o já histórico "Evolution of Dance", em que o palestrante motivacional Judson Laipply mostra diversos passos de dança, de Elvis Presley a Jay-Z.
A troca de posições vinha se desenhando há algumas semanas e se concretizou no início da semana passada, graças a uma campanha de um fã-clube da cantora, o Avril Lavigne Bandaids (em www.avrilbandaids.com), que instigou admiradores do mundo todo a assistirem ao vídeo, para levá-lo à liderança.
Houve acusações, não-confirmadas, de que o fã-clube teria fraudado a contagem, usando uma página que ficaria recarregando o vídeo sistematicamente. À Folha o departamento de comunicação do YouTube disse que monitora e bane esse tipo de artimanha.
Além da liderança, Lavigne também faturou US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,1 milhões) apenas com os anúncios que aparecem na página do vídeo no YouTube, segundo afirmou Terry McBride, presidente da Nettwerk Management, que cuida da carreira da cantora.
Falando em uma conferência em Londres, na semana passada, McBride disse que o próximo passo é a Ásia. "Vamos lançar um site em mandarim, com anúncios nessa língua, e vamos fazer um caminhão de dinheiro, porque 40% dos lucros dela vêm daquela região."
A diferença de audiência entre "Girlfriend" e "Evolution of Dance", que oscila na casa das centenas de milhares, é pequena em termos absolutos, já que ambos estão se aproximando de 100 milhões de visitas.
Mas "Evolution..." foi postado em abril de 2006, e "Girlfriend", em fevereiro de 2007. O vídeo de Laipply reinou sozinho por dois anos, mas, desde que foi ultrapassado, viu a diferença entre eles aumentar: ontem, no início da tarde, a líder registrava 94.252.471, e o vice, 93.964.182.

Saidinha
E que tal o novo campeão dos vídeos? Esteticamente, "Girlfriend" é bastante simples -um cineminha de três minutos e 48 segundos mostrando a trama narrada na canção, com Lavigne como protagonista.
E, para quem tem uma legião de fãs pré-adolescentes, o vídeo é, digamos, bem saidinho. Lavigne diz a um garoto que não gosta da namorada dele e que quer ocupar a vaga. Ela esculhamba a namorada do garoto e solta insinuações sexuais do tipo "posso fazer muito melhor", além de usar um palavrão (censurado no clipe).
A música é bobinha, mas bem animada, o típico pop com refrão-chiclete, que gruda na cabeça. Nada, no entanto, que Judson Laipply fosse querer incluir na sua história da evolução da dança.


Texto Anterior: Cinema: Marisa Merlini morre aos 84 anos em Roma
Próximo Texto: O que há na web sobre...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.