São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de Veneza seleciona cinco títulos do Brasil

Disputa pelo Leão de Ouro tem filme de gângster rodado em SP e conflito sobre a terra ambientado em Mato Grosso do Sul

José Mojica Marins exibe conclusão da trilogia de Zé do Caixão em sessão à meia-noite; Bressane estréia longa inspirado em Machado


DA REPORTAGEM LOCAL

Duas co-produções brasileiras competem pelo Leão de Ouro na 65ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza (27/8 a 6/9) e outros três títulos do país participam de seções paralelas do festival.
"Plastic City" (cidade de plástico), uma história de gângsteres rodada em São Paulo pelo chinês Yu Lik-wai, e "Birdwatchers" (observadores de pássaros), do ítalo-argentino Marco Bechis, que aborda a relação entre indígenas e fazendeiros no Mato Grosso do Sul, estão entre os 21 títulos anunciados ontem na disputa pelo prêmio máximo do festival.
Fora de competição, o cineasta José Mojica Marins exibirá o longa, "Encarnação do Demônio", que estréia no Brasil no próximo dia 8.
Fecho da trilogia sobre o personagem Zé do Caixão, "Encarnação do Demônio" terá sessão especial à meia-noite.
Os irmãos Caio e Fabiano Gullane, que assinam a produção de "Plastic City", "Birdwatchers" e "Encarnação do Demônio" (com a Olhos de Cão), planejam levar a Veneza boa parte das equipes dos três longas, incluindo representantes dos índios guarani-kaiowá.
Na seção paralela "Horizontes", os cineastas Julio Bressane e Rosa Dias exibirão "A Erva do Rato", inspirado em contos de Machado de Assis e estrelado por Alessandra Negrini e Selton Mello.
Na abertura do festival, em sessão não-competitiva, o decano cineasta português Manoel de Oliveira apresenta o curta "Do Visível ao Invisível", produzido pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O curta tem no elenco Leon Cakoff, diretor da Mostra.
À semelhança das duas mais recentes edições do Festival de Cannes, neste ano Veneza traz um longa-metragem de animação em sua competição principal -o japonês "Ponyo on Cliff by the Sea" (leia à direita a lista completa dos concorrentes).
O roteirista mexicano Guillermo Arriaga ("Amores Brutos") compete com sua estréia na direção, "The Burning Plain", com as atrizes Charlize Theron e Kim Basinger.
O júri é presidido pelo cineasta alemão Wim Wenders.


Texto Anterior: Melvins e Hives também tocam em SP
Próximo Texto: Em competição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.