São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Osesp terá "Salomé" e "Carmina Burana"

Ópera e cantata são destaques de agosto; orquestra retorna hoje sob regência de Carlos Moreno

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de turnê em julho pelo interior de São Paulo, a Osesp (Sinfônica do Estado) reinicia hoje sua programação na Sala São Paulo, com a apresentação, em agosto e em forma de concerto, de duas atrações líricas: a ópera "Salomé", de Richard Strauss, em três récitas a partir do dia 28, e a cantata "Carmina Burana", de Carl Orff, entre os dias 14 e 16.
"Salomé" (1905) foi a terceira ópera de Strauss (1864-1949) e a primeira que permaneceu no repertório. Baseada em Oscar Wilde, narra a tentativa de Salomé em seduzir João Batista e a oferta da cabeça dele numa bandeja de prata depois que o padrasto, Herodes, aceita sacrificar o discípulo de Jesus ao receber, em troca, a nudez da enteada. É a conhecidíssima "Dança dos Sete Véus".
Com a regência de John Neschling, diretor artístico até 2010, o elenco é de primeira linha. Herodes será cantado pelo tenor americano Thomas Moser, que recentemente gravou um "Tristão e Isolda", regido em Viena por Christian Thielemann. Salomé será a também americana Susan Anthony, soprano que há semanas interpretou o papel na Ópera de Hamburgo. A última encenação de "Salomé" em SP foi em outubro de 2003, no Municipal, com regência de Ira Levin.
Quanto a "Carmina Burana", cantata profana estreada em 1937, ela foi ouvida pela última vez na sala São Paulo em junho do ano passado. A nova produção será regida pelo polonês Antoni Wit, titular da Filarmônica de Varsóvia. Os solistas serão a soprano dinamarquesa Sine Bundgaard e os brasileiros Luciano Botelho (tenor) e Rodrigo Esteves (barítono).
A Osesp estará entre hoje e sábado sob a regência de Carlos Moreno, também titular da Sinfônica da USP e da Filarmônica de São Bernardo. O solista será o pianista brasileiro Ricardo Castro, no "Concerto nº 1" de Beethoven; no "Convite à Dança", de Weber, e a "Sinfonia nº 5" de Cláudio Santoro.
Entre os dias 7 e 9 a orquestra, regida pelo russo Alexander Vedernikov, titular do teatro Bolshoi, de Moscou, terá como solista o pianista, também russo, Mikhail Rudy, no "Concerto nº 2" de Prokofiev. No mesmo programa, a "Abertura Espanhola nº 1", de Glinka, e "Petrouchka", de Stravinsky.

OSESP

Quando: (sob regência de Carlos Moreno): hoje e amanhã, às 21h; sábado, às 16h30; mais informações no site www.osesp.art.br
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nº; tel. 0/xx/11/3223-3966)
Classificação indicativa: não informada
Quanto: de R$ 28 a R$ 98



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Batman, as trevas e a moda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.