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Crítica teatro Nelson Rodrigues perde força em montagem de 'A Falecida' LUIZ FERNANDO RAMOSCRÍTICO DA FOLHA O gênio adormecido. Marco Antônio Braz encena "A Falecida", de Nelson Rodrigues, sem extrair deste clássico do teatro brasileiro moderno suas latências. A encenação tem uma ideia dominante, que determina todas as opções do diretor mas reduz as potencialidades da peça. A primeira montagem, em 1953, marcou uma inflexão na obra dramática de Nelson. Depois de uma década escrevendo tragédias para ambientes fechados e com situações míticas, ele se abria às ruas dos subúrbios cariocas e narrava o cotidiano insosso de seus moradores. A personagem central, Zulmira, compensa todas as suas frustrações mirando uma morte gloriosa e um "enterro com penacho". Cumpre a trajetória de uma heroína fadada a satisfazer esta morbidez atávica. Seu marido, Tuninho, com temperamento solar, sublima todas as mazelas na paixão pelo Vasco. Ele só se preocupa com a final do campeonato, que ocorrerá na última cena, passada no Maracanã. O encenador construiu todo o espetáculo em torno desta cena final, revestindo-a com um tom apoteótico. A opção condicionou exageradamente a cenografia e os figurinos e projetou os personagens centrais como "casal Zé Ninguém", alegorias de uma triste palhaçada: a pátria de chuteiras e esquecida de seus filhos. Outra decisão discutível foi, ao utilizar-se das saborosas rubricas de Nelson para enriquecer a narrativa, enunciá-las através de um novo personagem, o próprio autor, inexistente no original. Antes de distanciar o espectador para que melhor examine aquelas criaturas, o dispositivo as enfraquece como seres reais e as aproxima da caricatura. GRANDEZA Lucélia Santos desempenha melhor como a Zulmira dos dois primeiros atos, retraída e estranha, do que no terceiro, em que se revela seu passado devasso. O Tuninho de Rodrigo Fregnan destaca-se como esteio da montagem, consequência de seu talento e da estratégia do diretor, que favorece seu protagonismo. Nelson Rodrigues é um grande autor, mas a montagem de suas peças não reafirma por si essa grandeza. Às vezes, certas alternativas, mesmo temperadas por boas intenções, podem escondê-la.
A FALECIDA |
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