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Crítica / Pop Fernanda Takai entrega bossa genérica com sotaque gringo RONALDO EVANGELISTACOLABORAÇÃO PARA A FOLHA Fernanda Takai tem potencial para ser uma Leila Pinheiro do século 21, mas merecia mais. Seu disco-tributo a Nara Leão, "Onde Brilhem os Olhos Seus", de 2007, não parecia indicar riscos de caretices respeitosas. Era lúdico e suavemente anárquico, como se a abordagem de sua banda Pato Fu vazasse para aquela peripécia solo. Já o novo álbum, "Fundamental", foi gravado com o guitarrista do Police, Andy Summers, que escreveu, arranjou, produziu e tocou guitarras e teclados, ao lado de Abraham Laboriel (baixo) e Marcos Suzano (percussão). Cinco das 11 canções de Summers ganharam letras em português de Takai, John Ulhôa e/ou Zélia Duncan. Exercício de estilo do ex-guitarrista de uma antiga banda, "Fundamental" traz xeroxes de xeroxes de bossa genérica com sotaque gringo e timbres pouco sofisticados. "You Light My Dark" e "No Mesmo Lugar" deixam claro a falta de inspiração especial para o gênero desenvolvido e negado (sempre chamaram de "samba") por nomes como Nara e João Gilberto. Mais pop oitentista que jazz brasileiro sessentista, o CD revela melodias e arranjos mais próximos dos ingleses do Everything But The Girl do que de Astrud Gilberto. Faz sentido, dada as credenciais, e realmente tem seus melhores momentos quando assume a vocação de rádio AM e faz inofensivas canções sem grandes pretensões, como "Sorte no Amor". Surpresa é a previsibilidade. Disco de sub-bossa nova sem sal -com o cara do Police!- depois do tão simpático álbum em homenagem a Nara? Novo do Pato Fu deve vir no começo do ano que vem. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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