Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica ação

Filme faz espectador torcer por foras da lei contra os corruptos

RODRIGO SALEM
DE SÃO PAULO

Jack Bondurant tem uma história para contar e vai fazê-lo à moda do interior, sem atropelos, dando tempo para que o público possa conhecer lugar, personagens, trama.

Apesar de caçula e aparentemente mais fraco que seus irmãos, a dureza da vida exige que ele cresça e honre o nome Bondurant, respeitado no condado de Franklin, Virgínia.

São honestos, mas violentos; trabalhadores, mas dedicados a atividades ilegais -como boa parte dos moradores da região, fabricantes clandestinos de bebida durante a Lei Seca.

Diz a lenda que são indestrutíveis -Howard (Jason Clarke), o mais velho, sobreviveu à Primeira Guerra; Forrest (Tom Hardy), o mais calado e líder do grupo, venceu a Gripe Espanhola. Jack era apenas Jack (Shia LaBeouf).

Mas foi ele que, ambicioso, expandiu os negócios da família, a única que não cedeu à violência corrupta do agente Charlie Rakes (Guy Pearce), de Chicago, que tenta impor sua vontade a ferro e fogo.

De narrador, Jack vira personagem, e tudo muda: a história lhe foge às rédeas. Ganha vida, emoção, violência, sangue, um pouco de romance, uma pitada de sexo. O espectador se vê torcendo pelos foras da lei, que enfrentam corruptos pervertidos pelo poder.

Apesar de implacáveis, os Bondurant não são gângsteres da cidade grande. Ao contrário: no mundo rural, tentam sobreviver em uma era de incertezas, fazendo o que é possível, ainda que fora da lei.

No meio de tudo isso, Jack ainda encontra tempo para romance, e o filme ganha tons líricos, pastorais -um jovem casal no carro em alta velocidade, ao lado de campos verdejantes e cavalos em disparada, lembrando propaganda.

No fim, é apenas uma história de família, livremente baseada em fatos reais -foto dos Bondurant de verdade aparece em cena. "Alguns eventos não passam de rumores ou mesmo mitos, folclore do clã", diz o neto de Jack, Matt Bondurant, autor do livro em que o filme se baseia.

OS INFRATORES
DIRETOR John Hillcoat
PRODUÇÃO EUA, 2012
ONDE estreia amanhã em circuito
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.