Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Eduardo Portella é celebrado com exposição e debate na ABL

DO RIO

"Eu vivo em constante luta contra as minhas certezas.

O pensamento que repousa nas certezas é imobilista. A dúvida, a provocação, têm muito mais conteúdo crítico."

É dessa inquietude intelectual que o acadêmico Eduardo Portella mais se orgulha quando olha para sua longa atuação na vida pública, que será lembrada hoje em homenagem a seus 80 anos, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio.

Segundo membro mais antigo da casa, onde entrou em 1981, o ex-ministro da Educação, Cultura e Desporto (1979-1980) será tema de uma exposição e de uma mesa-redonda que lembrarão sua trajetória como professor, escritor, editor e ministro.

"A homenagem me toca muito, porque é uma forma de reconhecimento não a uma pessoa, mas a um percurso que vem de longe", disse Portella à Folha.

Bacharel em direito e doutor em letras, criador da editora Tempo Brasileiro (que introduziu Heidegger no Brasil), Portella segue ativo como professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como ensaísta, sua função preferida.

"O ensaísta procura não fechar burocraticamente o pensamento. Ele comporta, no seu ato de reflexão, uma margem de risco bastante grande e não se incomoda com isso -o risco é como um companheiro de viagem."

A mesa-redonda em sua homenagem terá sete convidados, cada um abordando um aspecto de sua carreira.

Entre eles está a professora Beatriz Resende, colega de Portella na faculdade de letras da UFRJ e sua ex-aluna. Ela também é curadora da exposição "Quatro Vezes 20".

"A principal colaboração dele é como ensaísta e intelectual público, um homem que rompe as barreiras", disse Resende. "Como professor, ele se preocupa em desmontar nossas certezas, mais do que em fazer grandes afirmativas."

QUATRO VEZES 20
QUANDO seg. a sex., das 10h às 18h; até 9/11
ONDE Academia Brasileira de Letras (av. Presidente Wilson, 203, Rio, tel. 0/xx/21/3974-2500)
QUANTO grátis

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.