Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Em 2012, Cultura toma 5º lugar da RedeTV!
Segundo Ibope da Grande SP, concorrentes estão tecnicamente empatadas, com ligeira vantagem para canal público
Crise na RedeTV! se agravou com a saída do programa "Pânico"; procurada, emissora não quis se manifestar
A gangorra da audiência na TV aberta não oscilou apenas entre Record e SBT, na disputa pelo segundo lugar. Na base da pirâmide da disputa por telespectadores, o ano de 2012 terminará com uma surpresa.
Segundo dados do Ibope da Grande São Paulo até 20 de dezembro, a TV Cultura teve neste ano mais audiência do que a RedeTV!, tomando para si a quinta posição entre os canais abertos.
A emissora pública paulista fechará o ano com média de 1 ponto, contra 0,9 da concorrente, na média das 7h à 0h. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.
Embora a diferença seja de um décimo -o que é considerado empate técnico-, a queda da RedeTV! tem impacto no mercado publicitário, que se baseia nos índices do Ibope para distribuir os anúncios de seus clientes.
A virada da TV Cultura se deu em abril. Foi neste mês que o "Pânico" estreou na Band. Durante anos, o humorístico foi a maior audiência e faturamento da RedeTV!.
A saída da atração da emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho seguiu um roteiro capitaneado pelo atrasos salariais da equipe.
Durante o final de 2011 e parte deste ano, o canal não quitou em dia os rendimentos de seus colaboradores.
Sem o "Pânico", a RedeTV! tentou uma reação.
Em março, promoveu um corte de 30% em sua folha de pagamento e anunciou a contratação de Rafinha Bastos para comandar o"Saturday Night Live Brasil".
O programa estreou e não fez o sucesso esperado. A produção mudou de dia e horário, teve seu formato descaracterizado e, atualmente, é exibida, mas sem Rafinha Bastos, que deixou a rede antes do fim de seu contrato.
Em meio à crise da concorrência, a TV Cultura investiu em novas atrações infantis, como o "Quintal da Cultura" e a "TV Cocoricó", e reforçou a faixa noturna com a série "Doctor Who".
Para 2013, a Cultura, que cresceu 11% em ibope neste ano, prepara um programa, ao vivo, para o fim da tarde.
"A atração será voltada para toda a família", diz Eduardo Brandini, vice-presidente de conteúdo da TV Cultura.
"Os números mostram que os domicílios que assistem a TV estão em queda. É difícil crescer num mercado que está caindo, por isso não podemos errar."
Procurada pela Folha para comentar a queda de sua audiência, a RedeTV! não se manifestou.