|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
consumo
é luxo só
Celulares e televisões com design sofisticado conquistam consumidor
disposto a gastar mais; há espaço para laptops que imitam couro de lagarto
DA REPORTAGEM LOCAL
O luxo pode estar ao alcance
do controle remoto, ou mesmo
do ouvido. Grandes marcas, como Ferrari e Giorgio Armani,
se unem a empresas de telefonia e de eletrônica para oferecer objetos de desejo que custam alguns tantos reais.
O mercado de luxo procura
atender consumidores que não
se importam em pagar pequenas fortunas, desde que tenham aparelhos diferenciados.
Se houver um número limitado
de cópias, melhor.
Fascínio
Para Silvio Passareli, diretor
do MBA Gestão de Luxo da
Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), produtos tecnológicos são considerados de
luxo quanto têm um design autoral ou um valor agregado, como jóias.
"O consumidor que conhece
o mercado de luxo não compra
pela ostentação, mas porque
conhece a excelência dos bens e
produtos, como qualidade, nobreza dos materiais, exclusividade. Eles querem o máximo de
performance do produto."
Para o consultor na área de
mercado de luxo Luís Henrique
Sampaio, da LH Consultoria, a
busca é subjetiva.
"As pessoas têm fascínio pelas etiquetas que esses produtos ostentam, elas são capazes
de hipnotizar consumidores
ávidos por marcas famosas. São
símbolos de sucesso, poder,
projeção social e, principalmente, de comportamento."
Segundo empresas, a comercialização de produtos de luxo
atende à demanda de consumidores, que querem sofisticação
em todos os setores -como na
sala de estar, com uma TV assinada pelo estilista italiano
Giorgio Armani.
Andréia Vasconcelos, gerente de marketing da Motorola
Brasil, diz: "A gente trabalha
com desejo. E luxo não é nada
mais que desejo. Nos associando ao mundo da moda, do design, potencializamos esse desejo de ter, por exemplo, uma
Ferrari com você o tempo todo".
A gerente de marketing lembra que, na ocasião do lançamento de um celular com design assinado pela dupla italiana Dolce&Gabbana, chegaram
a ser vendidos 3.000 aparelhos
em apenas três horas.
Na rede
A exclusividade do mercado
de luxo também chega à internet. Redes como a brasileira
Coquelux (www.coquelux.com.br) reúnem um público seleto, para quem são oferecidas peças de grandes marcas, com até 70% de desconto.
Para fazer parte, é preciso receber indicação.
Lá fora, o Bag Borrow or
Steal (pegue uma bolsa emprestada ou a roube; www.bagborroworsteal.com) reúne
bolsas de grifes como Chanel e
Louis Vuitton.
Os membros do clube pagam
mensalidade e têm acesso a diversas bolsas, que são emprestadas, usadas por um tempo e,
depois, devolvidas. É o fim do
drama "quantos mil gastar em
bolsas se por uma centenas de
dólares posso pegá-las emprestadas".
(DANIELA ARRAIS)
CARONA
A Motorola lança o V9 Ferrari Special Edition, que conta com tecnologia 3G, que permite acesso veloz à internet; o celular também
tem conexão USB e jogos, papéis de parede e ringtones inspirados na marca italiana;
www.motorola.com.br; sem sugestão de preço
Pendrive Star Wars
Pendrive USB em forma de
robô da série "Guerra nas Estrelas". Com capacidade de
armazenamento de 1 Gbyte
ou 2 Gbytes, o aparelho serve para quem gosta de design diferente e com referência cinematográfica
Preços sugeridos: R$ 330
(1 Gbyte) e R$ 400 (2Gbytes)
www.plastiksp.com.br
TV Armani Samsung
O luxo sai do guarda-roupa e vai para a sala de estar, com
a TV da Samsung assinada pelo estilista italiano Giorgio
Armani. Disponível em 46 e 52 polegadas, a televisão tem
resolução Full HD (1.920x1.080p) e entradas HDMI. Alguns aparelhos serão comercializados no Brasil a partir de agosto, informa a Samsung
Sem sugestão de preço
www.samsung.com.br
Mouse com Swarovski
O mouse cravejado com cristais
Swarovski tem design assinado
por Kiko Sobrino e Alessandro Jordão, do Mãos Contemporary Art. O
produto chega ao mercado em novembro
Preço sugerido: R$ 220
www.lenat.com.br
BeoVision 9
A TV de tela plana da Bang & Olufsen tem um robô embutido que ajuda a manter as cores claras e brilhantes,
segundo a empresa. Tem 50 polegadas e gravador com
capacidade para 250 Gbytes, o que permite armazenar
110 horas de programação, de acordo com o News.com
Sem sugestão de preço
www.bang-olufsen.com
Headplay
O aparelho simula uma tela de 52 polegadas com visualização em três dimensões. Pode ser conectado a iPods, DVDs, videogames, pendrives, computadores, segundo o
fabricante
Preço sugerido: R$ 4.798,51
www.hightechimports.com.br
Vaio Colors
O laptop da Sony faz parte da linha Vaio Colors e tem textura que remete a couro de lagarto. O portátil tem tela de 14,1 polegadas, câmera de 1,3 Mpixel e microfone integrados, processador Intel Core 2 Duo T7100, memória de 2 Gbytes, disco rígido de 200 Gbytes, conexões wireless
Wi-Fi (banda AGN) e Bluetooth
Preço sugerido: R$ 5.499
www.sonystyle.com.br
Texto Anterior: Use a webcam e mostre o que está fazendo ao vivo na rede Próximo Texto: Outros produtos Índice
|