São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

PC de última geração peca em gráficos

DESEMPENHO >> Máquina da Kennex, cheia de bons recursos, é prejudicada pela utilização de placa de vídeo muito lenta

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA FOLHA

A Kennex, empresa brasileira que atua no mercado de informática há quatro anos, comercializa computadores que utilizam componentes de última geração. O equipamento analisado pelo Teste USP possui uma dessas configurações e é o modelo mais potente oferecido pela empresa.
O Media Center, como é chamado, é um sistema completo com mouse, teclado, caixas acústicas amplificadas e um elegante monitor de LCD widescreen de 22 polegadas.
A configuração da CPU inclui um dos mais recentes processadores da Intel, o Core 2 Quad de 2,4 GHz, 4 Gbytes de memória de 667 MHz, 1 Tbyte de disco rígido, placa de vídeo Nvidia GeForce 8400GS de 256 Mbytes, placa de TV e captura de vídeo e, por fim, leitor e gravador óptico de mídias Blu-ray, DVD e CD, e apenas leitor de HD DVD.
O processador utilizado nesse computador da Kennex possui quatro núcleos, e cada um trabalha a 2,4 GHz. A vantagem desse tipo de processador é a execução de vários aplicativos simultaneamente sem grande perda de desempenho. Entretanto, para que um determinado aplicativo use todo o poder de processamento disponível, ou seja, para ser executado de forma paralela em todos os quatro núcleos, ele deve ser desenvolvido de maneira diferenciada.
Vários são os programas que são desenvolvidos dessa maneira, porém existem ainda muitos outros que não teriam ganhos significativos de desempenho quando executados nesse processador.

Alto e baixo desempenhos
Para o teste de processamento de dados, foi utilizado o SysMark, um programa que simula a utilização de aplicativos reais. Para o teste de processamento gráfico, foi utilizado o programa 3DMark2006.
O primeiro teste demonstrou a superioridade desse processador em relação aos demais. Foram obtidos 336 pontos em desempenho geral. Para comparação, o processador da AMD 64 X2 5000+, de dois núcleos, obteve nesse teste 260 pontos, ou seja, aproximadamente 30% a menos de desempenho.
O segundo teste, como especificado anteriormente, leva em consideração o desempenho no processamento gráfico, porém seu resultado também é influenciado pelo desempenho do processador. Foram obtidos 1.645 pontos.
Um resultado baixo, considerando o processador e os 4 Gbytes de memória. A razão para essa pontuação está no fato de que a placa de vídeo utilizada no computador é uma das mais básicas da série 8 da Nvidia. Algumas placas da Nvidia de séries até inferiores, como a série 6 e 7, conseguem obter desempenhos mais satisfatórios por serem mais velozes.

DirectX 10
A única vantagem dessa placa é a compatibilidade com DirectX 10. Mas, como os jogos que utilizam DirectX 10 costumam exigir muito poder gráfico, essa placa não terá desempenho satisfatório.
O leitor e gravador óptico de Blu-ray em conjunto com o monitor de LCD widescreen de 22 polegadas permitem ao usuário assistir a filmes em alta definição.
Reproduzir esses filmes no computador da Kennex não foi grande problema. Bastou colocar a mídia Blu-ray no leitor óptico para que o vídeo começasse a reproduzir automaticamente. O reprodutor de vídeos instalado na máquina é o CyberLink PowerDVD.
Gravar arquivos no Blu-ray também não é tarefa complicada. O software instalado na máquina é o Power2Go, também da CyberLink, e é muito semelhante ao famoso Nero Burner. Para gravar, basta escolher o tipo desejado de mídia -CD, DVD ou Blu-ray-, selecionar os arquivos e iniciar a gravação.
O computador é um pouco barulhento devido às várias ventoinhas dispostas dentro do gabinete para ajudar na refrigeração. Na parte frontal da máquina estão disponíveis as entradas para os cartões de memória SD/MMC, MS/PRO, CF/MD e SM, além de duas entradas USB de 2.0.
O sistema operacional instalado é o Windows Vista Home Premium, versão de 32 bits, que tem a desvantagem de reconhecer apenas 3 Gbytes de memória RAM dos 4 Gbytes disponíveis. A instalação da versão de 64 bits resolve esse problema.

Conclusão
O computador da Kennex é de última geração na questão de processamento de dados. Por utilizar um processador de quatro núcleos e dispor de 4 Gbytes de memória, trabalhar com vários aplicativos simultaneamente é tarefa fácil.
Porém o desempenho em aplicativos que exigem processamento gráfico, como jogos e programas de renderização 3D, foi considerado bastante insatisfatório já que a placa de vídeo é uma das mais básicas. Portanto o custo/benefício desse computador depende muito da utilização do usuário.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências da computação no ICMC-USP. JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP.


Texto Anterior: Estratégia: Serviços devem buscar público de aparelho pré-pago
Próximo Texto: Internet: Navegador Opera está ainda mais rápido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.