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Adrenalina e simpatia marcam estréias
DO ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES
Uma jovem asiática capaz de
subir escadas em alta velocidade e pular de um prédio para
outro, praticando o novidadeiro esporte parkour, é a estrela
de Mirror's Edge, uma das estréias vistas em Los Angeles na
semana passada.
No game, que começa parecendo um tradicional jogo de tiro, as aventuras são bem diferentes do habitual, exatamente
porque boa parte da ação acontece no topo de prédios, como é
o estilo do esporte urbano que o
inspira.
Agradando aos jogadores de
bom coração, Mirror's Edge pode ser completado sem que seja
disparado nem sequer um tiro.
É bem diferente de Dead
Space, da mesma Electronic
Arts, um jogo de horror em que
é preciso desmembrar os
monstros para tirá-los definitivamente de ação.
A atmosfera sombria e sanguinolenta absorve quem está
do outro lado da tela.
Outro que trilha pelo terreno
da violência é I am Alive. Mostrado pela Ubisoft somente em
vídeo, o jogo tem como mote a
luta pela sobrevivência em situação-limite.
Além do vídeo, pouco foi divulgado sobre o game, ambientado em um cenário de pós-destruição, quando a água se
torna motivo de confronto.
Dead Space, Mirror's Edge e I
am Alive saem para PS3 e Xbox
360; o computador só não receberá I am Alive.
Simpatia
LittleBigPlanet, exclusivo
para PS3, chama a atenção pela
direção de arte, com visual colorido e bonecos de estopa que
expressam emoções. O objetivo
é utilizar elementos do cenário
para conduzir os bonecos ao final da fase. Podem jogar quatro
pessoas.
Outra aposta inovadora do
console da Sony é Flower, cuja
idéia é usar jardins virtuais para relaxar quem está do outro
lado da tela. Há alguns objetivos intermediários, como descobrir pontos secretos espalhados pelos vastos cenários, mas a
idéia do jogo, basicamente, é
explorar a interação.
Aproveitando o vento, por
exemplo, é possível guiar pétalas de flores pelo ar e fazer com
que interajam com o ambiente
e com as flores.
Já no simpático de Blob (com
"d" minúsculo mesmo), que
chega para Wii, além de PC e
Nintendo DS, o jogador conduz
uma bolha, que faz de uma cidade seu playground particular, por parques e avenidas.
Para devolver as cores ao local, é preciso acertar criaturas e
máquinas. O game cria uma
mistura de quebra-cabeça e
brinquedo de colorir.
Os amantes da velocidade,
por sua vez, têm pelo menos
duas novas opções para 2008.
Uma delas é Baja, corrida
com veículos 4x4 em cenários
de deserto. A ambientação,
com horizontes vastos, cânions
e céu azul, fascina os olhos, mas
na pista é a poeira que levanta,
na tentativa de manter o veículo na disputa.
Já Pure coloca na pista os
quadriciclos ATV, em provas
nas quais, para chegar em primeiro lugar, é preciso também
usar e abusar de manobras insanas em pleno ar. De acordo
com a performance, uma barra
é preenchida. Dessa forma, jogador usa o turbo para ganhar
acesso a atalhos.
Baja terá versões para Play-
Station 3 e Xbox 360; Pure acelera nos consoles e no PC.
(TA)
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