São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste USP

CAMALEÃO Produto conecta micros de mesa e portáteis sem fio; criptografia e configuração automática são destaques

Modem efetua conexão à internet com e sem cabo

JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A tecnologia ADSL, que permite a transferência de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas, deve sua existência, em grande parte, ao modem ADSL, responsável por decodificar o sinal. São diversas as marcas e os modelos disponíveis. Entretanto, antes de adquirir um aparelho desses, o usuário deve considerar as várias diferenças entre eles.
O modem 1800HG, da 2Wire, avaliado pelo Teste USP, se caracteriza por não ser um modem ADSL comum. Ele assume a função de roteador, é ponto de acesso sem fio à internet e ainda dispõe de regras de firewall para a proteção da rede local. Para isso, ele possui quatro portas Ethernet 10/100 Mbps e uma porta USB 1.1.
O modem oferece os protocolos de comunicação mais usados pelas companhias telefônicas, como PPPoE, PPPoA e RFC2684 -este último conhecido como IP fixo pelos usuários do Speedy, da Telefônica.
No modo roteador, o modem dispõe do protocolo NAT, que fornece acesso à internet a todos os computadores conectados a uma das portas Ethernet. Ele é também servidor DHCP, função pela qual atribui automaticamente as configurações aos micros aos quais está interligado, permitindo ligação à internet de maneira rápida e fácil.
O modem 1800HG ainda assume o papel de ponto de acesso, permitindo a computadores, a notebooks, a palmtops e a outros portáteis com placa de conexão sem fio se conectar à internet sem a necessidade de uma rede cabeada. Em contrapartida, disso surge uma preocupação com a segurança na transmissão dos dados.
Para solucionar esse problema, o modem criptografa os dados nos padrões WEP e WAP com uma chave de até 128 bits. Ele já vem configurado para criptografar as informações no padrão WEP com uma chave de dez dígitos, encontrada na parte de baixo do aparelho. Para a conexão entre aparelhos sem fio, o produto aceita os padrões IEEE 802.11b e 802.11g. Ambos operam dentro da freqüência de 2,4 GHz, com velocidades de transmissão de 22 Mbps no padrão 802.11b e de 54 Mbps no padrão 802.11g.
O inconveniente de usar essa freqüência é a alta interferência que ela sofre de outros aparelhos -como telefones móveis, microondas e dispositivos com Bluetooth.
A conexão sem fio se manteve a até 30 metros de distância do ponto de acesso em ambiente com paredes e a até cem metros em ambiente aberto.

Facilidades
Toda a configuração do modem é feita pelo navegador e apresenta uma interface bastante amigável e intuitiva. O aparelho possui um assistente de configuração que executa os passos necessários para se conectar à internet. Porém, como ocorreu no teste, somente essa ajuda pode não ser suficiente, sendo necessária a modificação de algumas opções avançadas.
Para a rede sem fio, nenhuma alteração teve de ser feita, pois a configuração padrão estabelecida pela 2Wire é adequada para a maioria dos usuários. Porém, a alteração da chave criptográfica é recomendada, assim como a mudança do canal wireless em que o modem irá operar em caso de interferências.
Algumas configurações simples do firewall também já estão definidas como padrão pela 2Wire, como a detecção de ataques à rede. Entretanto, configurações mais avançadas estão disponíveis, o que torna possível personalizar algumas opções para cada porta Ethernet.
Por possuir um servidor DHCP, cada computador ligado ao modem via porta Ethernet recebe automaticamente as configurações corretas. Isso torna desnecessária a configuração manual de cada máquina. O aparelho possui também uma porta USB 1.1, que pode ser usada por mais de um micro. Nesse caso, é preciso fazer a configuração usando um soft da 2Wire que o acompanha.

Conclusão
Ao preço de R$ 350, o 1800HG pode ser uma boa solução para quem deseja compartilhar a conexão à internet com equipamentos portáteis e, ao mesmo tempo, preservar a rede cabeada para micros de mesa.
Multifuncional, ele reúne várias funções em um único aparelho, o que pode ser vantajoso para quem precisaria comprar vários equipamentos separadamente. Para esses usuários, o modem apresenta uma ótima relação custo/beneficio. Mas, para os usuários que necessitam apenas das funções básicas de cada um desses produtos, a compra do modem da 2Wire pode não ser uma boa opção, devido ao alto custo proporcional.


José Alberto Cuminato é professor do departamento de Matemática Aplicada e Estatística da USP em São Carlos


Texto Anterior: Reportagem de capa: Poder dos home teathers incrementa som dos PCs
Próximo Texto: Manual é falho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.