São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem digital

AVALIAÇÃO Em filmes em HD DVD, espectadores enxergam até poros de atores e ranhuras em folhas

Em alta definição, você vê melhor que na vida real

SÉRGIO VINÍCIUS
DA REPORTAGEM LOCAL

O pensamento que invade a cabeça depois de assistir a um filme no formato HD DVD e comparar a mesma produção exibida em DVD é um só: preciso usar óculos. Em teste realizado pela Folha com um aparelho de HD DVD da Semp Toshiba, com os filmes "A Fantástica Fábrica de Chocolate", de Tim Burton, e "King Kong", de Peter Jackson, ficou claro que a definição de imagens e cores é muito superior nesta que, ao lado da tecnologia Blu-ray, concorre para se tornar o formato padrão na reprodução de filmes.
Com uma televisão ao lado da outra, foram reproduzidos trechos dos mesmos filmes, simultaneamente, nas duas tecnologias. No caso de "A Fantástica Fábrica de Chocolate", foi possível enxergar detalhes como ranhuras de folhas em um gramado ou visualizar claramente cores como o dourado e o prateado. Em "King Kong", foram percebidos efeitos como machucados diminutos dos personagens ou mesmo os poros dos atores.
Tanto o formato HD DVD quanto o DVD são compatíveis com uma superfície de camada do disco de 0,6 mm. Entretanto, a melhora na resolução das imagens ocorre porque o HD DVD utiliza um laser azul-violeta de 405 nanômetros para ler informações dos discos, enquanto os DVDs usam o laser vermelho de 650 nanômetros. Isso permite que os arquivos sejam lidos com alta densidade na superficie do disco.
A empresa ainda não definiu quando os aparelhos de HD DVD estarão disponíveis no Brasil. A idéia da Semp Toshiba é começar a vender seus aparelhos no início de 2007. Mas a chegada do tocador não depende somente da empresa, uma vez que de nada adianta colocar o produto nas prateleiras se não há filmes nesse formato sendo vendidos por aqui. A Semp Toshiba informa que ainda não tem o preço do equipamento HD DVD definido. Nos Estados Unidos, um aparelho do tipo sai por US$ 499.


Texto Anterior: Celular esportivo ajuda a treinar
Próximo Texto: A concorrência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.