São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Armário virtual dá acesso a canções

MICHELE SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até quem nunca ouviu falar de P2P ou de BitTorrent está usando a internet para baixar vídeos e músicas.
Essa "inclusão digital" do compartilhamento de arquivos é obra da popularização de blogs e comunidades do Orkut que divulgam links para documentos guardados em armários virtuais, como o RapidShare (www.rapidshare.com), o EasyShare (www.easy-share.com) e o MegaUpload (www.megaupload.com).
O uso fica ainda mais simples com o surgimento de serviços como o Rapidlibrary.com, que permite fazer pesquisas na vastidão de arquivos publicados no RapidShare. Fotos, seriados, áudio e vídeo estão entre as categorias disponíveis para refinar as buscas.
Numa busca por "Hard Candy", o novo disco da cantora Madonna, o mecanismo mostrou 20 resultados. Todos com links diretos para o down- load e sem depender da velocidade do computador de outros usuários, como acontece nos programas tradicionais de P2P, como o Kazaa e o eMule.
Antes da disseminação desses buscadores, para se ter acesso ao mundo dos down- loads diretos era preciso conhecer as comunidades e os blogs certos para poder baixar o conteúdo desejado.
O serviço já gerou até um subproduto, o www.4megaupload.com, que faz buscas no MegaUpload. Outros exemplos de sites para pesquisa do conteúdo guardado nos armários virtuais são o Rsfind.com e o Rapidfox.net (www.c3k.net).
Para baixar algo do Rapid- Share, não é necessário instalar nada no seu micro. Basta acessar um link, seguir as instruções da tela e pronto. O arquivo já começa a ser copiado para a sua máquina.
Segundo medição do Ibope/ NetRatings, mais de 2,7 milhões de usuários brasileiros acessaram o RapidShare em abril. Entre os serviços de conteúdo, o site só perdeu em audiência para o eMule, que teve cerca de 3,8 milhões de usuários.
Além do RapidShare, despontam outros sites de distribuição, como o EasyShare e o 4Shared (www.4shared.com), dois dos que mais crescem em audiência.


Texto Anterior: Memória: Primeira gravação é de 1951
Próximo Texto: Download pode infringir a legislação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.