São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVO BUSCADOR

Cuil estréia com resultados ruins em português

DA REPORTAGEM LOCAL

Com dois ex-engenheiros do Google à frente, no último domingo estreou o site Cuil (www.cuil.com).
A equipe do site diz que suas buscas são mais abrangentes e baseadas no contexto, e por isso seriam mais relevantes do que as do líder de mercado.
De acordo com Anna Paterson, presidente do site, o Cuil indexa três vezes mais páginas do que o Google. Ela afirma que seu buscador alcança 120 bilhões de websites. Paterson já trabalhou no Google, empresa para qual já vendeu um mecanismo de busca, em 2004.

Monoglota
O novo site é todo preto. Em algumas pesquisas, ele mostra abas e um índice, ambos com sugestões de assuntos possivelmente relacionados. Por exemplo, ao buscar por "Corinthians", o Cuil sugere a categoria "livros do Novo Testamento".
Por enquanto, o site está todo em inglês. Apesar de aceitar buscas em outros idiomas, a abrangência dos resultados em português é péssima. Buscar por "blogs do brasil", entre outros termos, não retorna nem um site.
O Cuil não reconhece potenciais erros de digitação. Por exemplo, escrever "Wikipediaa" vai retornar páginas sem relação direta com a Wikipédia.
Por enquanto, não existe forma de refinar as pesquisas -nem buscar por imagens.
De acordo com o site, o Cuil não guarda qualquer tipo de informação dos internautas -uma das reclamações dos usuários do Google.


Texto Anterior: Sites de bancos são inseguros, diz pesquisa
Próximo Texto: Pelo Orkut: Blogueiros participam de reality show
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.