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Ponto de fuga
Mal contado
A filologia leva ao crime, escreveu Ionesco numa peça.
Está claro, muita coisa ótima se descobriu graças a pacientes pesquisadores, que fuçam bibliotecas e arquivos
em busca de manuscritos, controlando diferentes versões de uma obra.
Esse trabalho sapiente, porém, às vezes tende a se impor como "verdade" autêntica, atropelando tradições,
percebidas como espúrias e desprezadas em nome do
rigor científico. Esquece-se, então, de duas coisas. Primeiro, que rigor não é verdade, e qualquer edição crítica será sempre e apenas uma hipótese. Segundo, que a
verdade da arte é outra, depende de uma intuição cujas
escolhas não se acomodam em esquemas e métodos,
mas se alimentam de cultura vivida. Tais debates são
muito audíveis no campo da musicologia. Partindo da
idéia de que é preciso restaurar partituras tal como,
imagina-se, o autor teria concebido ou desejado, chega-se a mostrengos. Soterra-se a beleza de composições
que contaram com a sabedoria das tradições interpretativas para alcançarem uma perfeição frágil.
Mais uma vez: muitas obras ganharam com revisões.
Um exemplo: a ópera esquecida de Rossini, "Il Viaggio
a Reims", restaurada há alguns anos, impôs-se no mundo inteiro e incorporou-se ao repertório dos teatros.
Várias, no entanto, sucumbem ao tratamento: foi assim
com "Il Guarany", que perdeu sua chance, alavancada
por Placido Domingo, de projetar-se de modo definitivo graças às apresentações de Bonn e Washington, porque as escolhas musicológicas transformaram aquilo
numa bobagem.
Em ópera, sobretudo, nunca se deveria fazer tábula
rasa do passado teatral de uma obra.
Notas - Offenbach foi um compositor de óperas engraçadíssimas. Fizeram enorme sucesso: para se ter
uma idéia, o endiabrado cancã de "Orfeu nos Infernos"
virou emblema sonoro da França, universalmente conhecido. Offenbach [1819-1880], alemão de origem, tornou-se uma figura do parisianismo mundano e festeiro
do Segundo Império; Édouard Manet o incluiu no público que pinta em seu quadro "Música nas Tulherias".
Mas Offenbach tinha ambição de compor música
mais alta e o conseguiu com sua ópera dramática, "Os
contos de Hoffmann", inspirada em histórias do célebre escritor fantástico. O compositor morreu pouco antes de terminar a obra. Incompleto, o manuscrito conheceria diversas versões até se fixar na edição de 1907,
que confirmou, durante décadas, a obra-prima.
Baseada em novas descobertas, uma restauração, proposta pelo musicólogo Michael Kaye, foi escolhida para
a última ópera do ano no Teatro Municipal de São Paulo. Deixou de ser uma obra-prima: longa demais, intercalando diálogos falados insignificantes que entrecortam a música, perdeu em concisão e fluência. Revelou
algumas belas páginas, mas a força viva da arte cedeu,
muitas vezes, à secura erudita, capaz de crueldade insensível. Assim, cortou-se o "Scintille Diamant": não
importa como esse trecho veio parar na ópera; ele é tão
admirável que nunca deveria ser excluído.
Pena tudo isso, porque o elenco brasileiro defendeu
bem a partitura e o maestro Jamil Maluf, inspirado, deixou a Orquestra Experimental de Repertório cheia de
brilhos. Numa versão mais sucinta, os intérpretes teriam ainda melhor convicção.
Tudo - O "Grand Dictionnaire Universel de Pierre Larousse" é uma autêntica enciclopédia borgiana, em que
todo o saber humano de uma época parece estar contido. Publicado entre 1863 e 1890, vinha em enormes volumes vermelhos. Mas a consulta, pelo papel frágil, pela
letra miúda, pelo tamanho dos livros, não era cômoda.
Foi lançado em DVD-ROM (ed. Redon), com reprodução fac-similar das páginas. A pesquisa virou diversão.
Citação - Trecho do verbete "filologia", do velho Larousse: "Sem dúvida, a filologia é, forçosamente, uma
exibição de saber; sem dúvida conduz, mais de uma vez,
a pesquisas sem interesse ou sem medida; sem dúvida,
para dizer tudo, alguns filólogos são, ao mesmo tempo,
pedantes; mas, se, com esse defeito ridículo, chegam, no
entanto, a restabelecer o sentido esquecido dos textos
(...), prestam serviços relevantes".
Jorge Coli é historiador da arte.
E-mail: jorgecoli@uol.com.br
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