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Governo estuda dar rentabilidade maior na concessão do trem-bala
Parcela da obra com financiamento público também deve crescer
O governo já estuda elevar a rentabilidade nas concessões de ferrovias e do trem de alta velocidade que vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, afirmou ontem o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo.
Esta semana, o governo anunciou o aumento da taxa de retorno nas concessões de rodovias, de 5,5% para 7,2% ao ano. Figueiredo diz que o projeto do trem-bala também "seria mais atrativo com a melhoria da taxa de retorno e das condições de financiamento".
A chamada taxa interna de retorno do projeto do trem-bala foi fixada no edital em 6,32%, e a das concessões de 10 mil km de ferrovias está em 6,5%.
Figueiredo também admite elevar a parcela da obra que será financiada pelo governo federal, a juros subsidiados. No edital do trem-bala, 70% do financiamento do investimento será garantido pelo governo.
A taxa de retorno interna define o ganho mínimo que o governo estima que os empresários terão ao investir em determinada concessão.
PEDÁGIO
No caso das rodovias, o preço máximo do pedágio subirá em relação ao que foi colocado na audiência pública porque a taxa de retorno subiu, disse Figueiredo. O aumento nessa taxa foi de 30%, mas, para Figueiredo, isso não significa aumento equivalente no preço máximo do pedágio.
O governo também ajustou suas projeções de tráfego e a necessidade de investimento do concessionário.