Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Setor industrial de São Paulo dá sinal de melhora no emprego

Total de ocupados subiu 0,1%, primeira alta desde março de 2011, segundo o IBGE

PEDRO SOARES DO RIO

Mais importante do país, a indústria paulista teve uma discreta melhora no emprego em abril e contratou mais horas extras, indicador que sinaliza a abertura de novas vagas e confirma o crescimento do ritmo de produção.

Em relação a abril de 2012, o total ocupados na indústria subiu apenas 0,1% no Estado, mas foi o primeiro resultado positivo desde março de 2011, segundo o IBGE. Já o indicador que mede as horas trabalhadas aumentou 1,3%, maior alta desde fevereiro de 2011.

"Pode parecer pouco, mas é a primeira variação positiva. Antes, o emprego estava ruim no Brasil, mas vinha muito pior em São Paulo, que puxava sempre para baixo. Agora, São Paulo começa a mostrar uma melhora, ainda que pequena", diz Rogério Souza, economista do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).

No país inteiro, porém, o setor ainda está longe de zerar as perdas de 2012 e distante uma recuperação forte.

Em abril, o número de ocupados na indústria ficou estável na comparação com março. Já na taxa comparada com abril de 2012, o total de vagas teve queda de 0,5% --19º resultado negativo consecutivo.

Para Fernando Abritta, economista do IBGE, ainda é cedo para falar em recuperação forte do emprego industrial.

O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria do país, já descontadas as influências sazonais, avançou 1% de março para abril.

No acumulado de janeiro a abril, a folha de pagamento avançou 2%. Foi num ritmo menos intenso, porém, que o registrado no último quadrimestre de 2012 (6,1%).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página