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Mercado aberto
MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br
Grupo volta ao setor alimentício após cinco anos
O grupo pernambucano GL Empreendimentos, comandado por Gerson Lucena, que até 2008 era dono da marca Vitarella, vai retornar ao setor alimentício.
A companhia construirá uma fábrica em Moreno, na região metropolitana do Recife, com investimento estimado em R$ 168 milhões.
Em 2008, Lucena vendeu a Indústria Bomgosto, fabricante da Vitarella, para a concorrente M. Dias Branco, que lidera os segmentos de massas e biscoitos no país.
Uma das cláusulas do contrato estabeleceu que o empresário deveria ficar fora do negócio por cinco anos.
Com o fim do prazo, a empresa planeja colocar em operação uma indústria com três linhas diferentes de bolachas. A unidade, cujo funcionamento está previsto para julho de 2014, deverá fabricar 37 mil toneladas por ano
"Vamos começar com os biscoitos, com foco no mercado nordestino, para depois diversificar a produção", afirma Osvaldo Amorim Miranda, responsável pelo braço industrial do grupo.
Só o segmento de bolachas tem faturamento projetado de R$ 175 milhões para 2015.
Há uma ampliação prevista para 2016, com a inclusão de massas e outros itens.
Do montante total a ser investido, 40% são em capital próprio da empresa. O restante virá de financiamentos.
Hoje a companhia atua com projetos imobiliários e logísticos. Também tem participação em shopping centers e em uma usina de geração de energia.
mimos de hotel
O Boticário começa hoje a trabalhar o segmento de cosméticos para hotelaria em parceria com a Realgem's, fabricante do setor de "amenities" (cortesias para hotéis).
O projeto vai ser desenvolvido pela marca Nativa SPA, que foi criada pelo Boticário em 2006.
O Boticário entra com fórmulas, produtos e a marca conhecida e a Realgem's com a expertise do mercado e de seus canais de vendas.
As duas fragrâncias que serão comercializadas em um primeiro momento no formato de "amenities" são Ameixa e Verbena + Aloe Vera, nas categorias: shampoo, condicionador, hidratante corporal e sabonetes líquido, esfoliante e em barra.
A estreia será na feira Equipotel, que se inicia hoje em São Paulo.
O setor de cosméticos para hotelaria movimenta anualmente R$ 3 bilhões, segundo levantamento da feira. O país registra cerca de 355 milhões de diárias comercializadas por ano.
CENTRAL EM MINERAÇÃO
A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, escolheu o Brasil para ser a sede global das operações de mineração e metalurgia.
A centralização no país é motivada pelo crescimento dos negócios nessas áreas.
"Abrimos um escritório em Belo Horizonte no ano passado com duas pessoas e hoje temos 120 funcionários graças aos contratos conquistados", afirma João Ronchel, presidente global de mineração e metalurgia.
Hoje, os segmentos correspondem a 25% dos negócios da companhia no Brasil. O restante vem de projetos em papel e celulose.
"A meta é, em três anos, equilibrar essa balança, com metade do volume de negócios para cada setor", diz. O país representa 20% do faturamento global do grupo.
US$ 1,2 BILHÃO
foi o faturamento global da companhia no ano passado
7.000
é o número de funcionários no mundo, dos quais 750 no Brasil
ALUGUEL no ZERO A ZERO
A locação de escritórios de alto padrão em São Paulo ficou estável no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três anteriores, segundo estudo da Colliers International.
O segmento fechou o período de abril a junho com uma taxa de disponibilidade de 10,5%, em relação aos 9% no trimestre anterior.
Os preços médios do metro quadrado por mês variaram de R$ 109,49 de janeiro a março para R$ 111,23 nos três meses seguintes.
"Depois do forte crescimento até 2011, o mercado vive um momento de equilíbrio desde o ano passado", diz André Strumpf, da consultoria.
"A partir de 2012, houve diminuição da demanda e a oferta cresceu. Hoje ainda não há redução no valor do aluguel pedido [pelo dono do imóvel], mas há maior flexibilidade na negociação."
São classificados como de alto padrão escritórios em prédios que têm tecnologias "verdes" (redução de consumo de água e energia, por exemplo), laje mínima de 600 m² e boa localização, entre outros itens.
VIDA SAUDÁVEL
A população de países emergentes relaciona mais a qualidade de vida com a preservação do meio ambiente do que a de países ricos.
Um levantamento da Tetra Pak mostra que 32% dos entrevistados de regiões em desenvolvimento fazem essa relação. A parcela cai para 12% quando são considerados apenas os moradores de áreas desenvolvidas.
A pesquisa também aponta que 37% dos consumidores de todo o mundo buscam regularmente selos ambientais em embalagens.
Um pouco mais da metade (54%) afirma confiar nas informações contidas nos pacotes dos produtos --quase 20% a mais do que o registrado em 2011.
Foram ouvidas 7.000 pessoas em 13 países.
celular na padaria
As bancas de jornal e padarias, além de outros comércios pequenos, são responsáveis hoje por mais da 60% da comercialização de cartões pré-pagos de celulares de algumas operadoras.
Na Tim em agosto, por exemplo, 67% das aquisições de linhas da categoria foram realizadas nesses estabelecimentos. A empresa tem 300 mil locais de venda alternativos e deve elevar esse número em 10% até dezembro.
Na Oi, os pequenos pontos comerciais são responsáveis por 65% das vendas.
A companhia também está expandindo sua rede de estabelecimentos menores.
A Claro, por sua vez, mantém 330 mil pontos como canal alternativo de distribuição de chips. Para a Telefônica Vivo, o pequeno varejo é "tão importante quanto as grandes lojas".