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Brasil leva 27 troféus no primeiro dia de premiações de festival publicitário
DE SÃO PAULOO primeiro dia de premiações no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, aberto no domingo (15), rendeu aos publicitários brasileiros 27 leões --como são intitulados os prêmios do festival-- nesta segunda (16).
É o mais importante festival publicitário do mundo, realizado na França.
Com dez leões, a categoria que concentrou o maior volume de conquistas foi a Promo & Activation, sobre ações promocionais e de marca.
A FCB foi a agência brasileira de maior desempenho ontem, com seis leões.
O case "Intercâmbio", ação para promover conversação entre alunos do CNA e norte-americanos aposentados, alcançou dois ouros na categoria Promo, segundo Alex Mehedff, da Hungry Man, produtora do trabalho.
"Intercâmbio" teve também o único ouro brasileiro na categoria Direct, voltada para marketing direto, em que o país levou oito leões.
A Loducca quase ganhou o Grand Prix --a graduação mais alta do prêmio-- do segmento Promo pelo trabalho "#somostodosmacacos", com Neymar. Após horas de debate, o júri escolheu uma campanha do Reino Unido.
Grande destaque na edição do evento de 2013, a Ogilvy recebeu cinco leões nesta segunda, assim como a Leo Burnett Tailor Made.
Os resultados colocam o Brasil entre os melhores desempenhos na disputa, segundo Paulo Giovanni, sócio e presidente da Leo Burnett Tailor Made. "Na propaganda, somos sempre um dos países mais premiados em Cannes. Estamos ganhando mais relevância criativa", diz.
O único leão brasileiro em Creative Effectiveness, que abrange cases já premiados ou selecionados como finalistas em edições anteriores, foi para a Ogilvy, com a campanha "Retratos de Real Beleza", da marca Dove, filme que mostra que as mulheres são mais críticas sobre a própria beleza do que os outros.
"Esse é um ano difícil porque em 2013 tivemos um resultado espetacular, difícil superar. Mas nesse trabalho de Dove já contávamos com o resultado porque ele ganhou todas as categorias de que participou no ano passado", diz Fernando Musa, CEO da Ogilvy & Mather Brasil.
O país teve oito leões na categoria PR, sobre ações de relações públicas. A JWT e a AlmapBBDO também foram premiadas.