Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Grupo constrói complexos imobiliários em MG

A Capanema Gouvea, empresa que atua com desenvolvimento imobiliário, vai construir dois complexos multiuso em Minas Gerais, que incluirão shopping centers, hotéis e condomínios.

Os empreendimentos ficarão no interior do Estado e receberão um aporte total de R$ 250 milhões.

A maior parte do investimento será feita em Barbacena (cerca de 170 quilômetros ao sul de Belo Horizonte), que receberá um shopping de porte médio, com 120 lojas.

Um pouco menor e com espaço para cem lojas, o segundo empreendimento ficará em Araguari, no Triângulo Mineiro, a 560 km da capital.

Nos dois casos, os shoppings terão áreas no entorno para hotéis e condomínios.

"Buscamos municípios de 100 mil a 200 mil habitantes, que já são polos, mas enfrentam carência de projetos com esse perfil", diz Claudio Capanema, sócio do grupo.

"Nesses locais, é comum um fluxo de consumidores que, hoje, se deslocam até municípios maiores para compras e lazer", afirma.

Além de capital próprio, a companhia vai financiar uma parte e terá a participação de fundos imobiliários na construção dos dois complexos, segundo o empresário.

Os centros comerciais serão administrados pela 5R, empresa de shoppings que tem entre os sócios a família de Edmundo Rossi, um dos fundadores da incorporadora que leva o seu sobrenome.

Criada em 1985, a Capanema Gouvea, por sua vez, iniciou as atividades na área de construção civil e diversificou a atuação com o desenvolvimento de projetos logísticos e comerciais.

DE OLHO NO TRABALHO

Quase a metade dos adultos empregados (45%) sente necessidade de monitorar seus e-mails quando estão fora do trabalho, segundo uma pesquisa da consultoria Ipsos, com 2.000 pessoas ocupadas o dia todo.

Mais de quatro em dez entrevistados (42%) se sentem levados a checar seu trabalho durante as férias.

O comportamento é mais comum entre jovens funcionários do que entre empregados mais velhos.

O levantamento feito nos Estados Unidos mostra que 47% dos que participaram do estudo têm dificuldade de se desconectar do trabalho e se sente culpados por não trabalhar quando estão doentes.

Apesar disso, 67% afirmaram que se sentem mais produtivos na volta das férias.

Apenas 33% dos empregados ouvidos, consideraram que a indiferença entre casa e trabalho tenha resultado em aumento de sua produtividade, segundo a Ipsos.

CIRCULAÇÃO CORPORATIVA

O mercado de frotas de empresas com mais de cem funcionários pode crescer 39% nos próximos três anos no Brasil, segundo a pesquisa CVO (Observatório do Veículo Corporativo), que é feita pela CSA para a Arval.

Na Europa, o aumento esperado é de apenas 12%, segundo o levantamento anual feito em três continentes com 4.560 empresas que têm carros e utilitários.

O estudo identificou que 46% das médias e grandes empresas no Brasil devem adquirir seus veículos por leasing. Em micro e pequenas empresas, a expectativa de alta é de 37%, contra 6% da Europa.

Em 2013, a expectativa no Brasil era de expansão de 48%, segundo a pesquisa.

Hoje, no Brasil, as grandes empresas procuram otimizar seus recursos e em boa parte já têm frotas administradas, segundo Arnault Leglaye, CEO da Arval Brasil.

"A prioridade das empresas é terceirizar as frotas por uma razão econômica. Mas além disso, elas podem ter a gestão do consumo de combustível e de multas", diz.

14 mil veículos

tem a frota que a Arval gere

Bolão chileno

Mario Geisse, dono da vinícola Geisse

Um empate de 1 a 1 é o resultado que Mario Geisse, dono da vinícola brasileira Cave Geisse, prevê para o jogo desta segunda-feira (23) entre Chile e Holanda.

O resultado faz o Chile se classificar em segundo lugar. O empresário, no entanto, esperava que seu país saísse em primeiro.

"Para não pegar o Brasil nas oitavas de final", diz. "Tenho três filhos brasileiros e queria evitar essa partida", acrescenta.

Mão... Pães industrializados foram consumidos em 57% dos lares brasileiros no primeiro quadrimestre deste ano, segundo a Abima (entidade que representa o setor).

...na massa O número de lares foi 3,8 milhões a mais que o verificado no mesmo período em 2013. Os pães brancos lideraram, mas as versões integrais avançaram 50%.

Aterrissagem... O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, do grupo Libra, recebeu durante a Copa as aeronaves das seleções da Holanda, Inglaterra, Chile e Bélgica.

...internacional No último feriado, pousaram ainda aviões da Air Tahiti e Principal, com torcedores do Chile, além de quatro aeronaves particulares e helicópteros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página