Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Concentrar venda em canal único gera risco
DE SÃO PAULOOs "marketplaces" (plataformas com várias lojas em um só site) podem ser espaços interessantes para que o empreendedor divulgue produtos e seja encontrado com mais facilidade. Mas não é recomendável que ele concentre todas as suas vendas em apenas uma plataforma.
O risco é ter dificuldades para manter o negócio devido à entrada de concorrentes (outros "marketplaces" mais fortes ou vendedores que usam o mesmo site) ou ter suas margens de lucro reduzidas por uma política de comissão do site.
Uma alteração dessas levou cerca de 140 donos de sebos que vendem pela internet a fazer um dia de greve em protesto contra o aumento no valor da comissão cobrada pelo site Estante Virtual, principal agregador do setor.
Após a companhia elevar as comissões de 6% por venda para de 8% a 12% (dependendo da performance do sebo), cerca de 140 livreiros retiraram suas obras da plataforma em 9 de junho.
A seguir, também criaram um abaixo-assinado virtual, atualmente com cerca de 7.000 assinaturas.
Uma nova paralisação está programada para esta terça-feira (8). O dia foi escolhido porque será quando os livreiros receberão os boletos cobrando as comissões com a nova taxa, explicam os sebos no site do manifesto.
Com o abalo na relação, muitos dos vendedores estão buscando alternativas. Entre as opções estão a disponibilização do acervo em sites menores, diz Alex Buzeli, 33, dono do Sebonet.
Julio Borges, 40, do sebo JDB, lançou o Busca Sebos, que permite fazer pesquisas no acervo de várias páginas. As vendas fechadas após buscas na plataforma não pagam comissão --ele pretende tornar a iniciativa rentável a partir de anúncios.
A reportagem entrou em contato com a Estante Virtual por e-mail e telefone, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
Em entrevista a revista sãopaulo em junho, André Garcia, diretor e fundador do site, disse que o aumento das comissões permite viabilizar melhorias no site, pedidas por vendedores.
Segundo ele, mudanças em itens como layout e ferramentas de pagamento podem aumentar as vendas em 30%.
Antes de usar esse tipo de site, é indicado comparar os custos do sistema e o investimento para atrair clientes para sites próprios. O custo de anúncio para conquistar cada venda e taxas cobradas podem ser analisados.