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Via Varejo tenta crescer no RS com Ponto Frio
Empresa fechou todas as lojas das Casas Bahia no Estado em 2009
Estratégia é ampliar participação no mercado da região Sul, dominado por redes locais muito fortes
A Via Varejo, dona da Ponto Frio, mira a região Sul para ampliar a participação em um mercado que, no passado, foi arredio a outra de suas marcas, as Casas Bahia.
A varejista, maior rede de eletroeletrônicos do país, abriu em 2013 duas lojas na região Sul e 14 no Nordeste.
No acumulado do ano até 4 de junho, foram quatro unidades abertas no Nordeste e quatro no Sul. No total, são 986 pontos de venda no país.
A expansão para a região Sul vai na contramão de concorrentes que centram foco no Nordeste. A meta é avançar a participação da rede em um mercado com clientes fiéis a varejistas regionais.
A Via Varejo tem 27% de participação nacional no mercado em que atua. Mas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste esse percentual é menor: está abaixo da média nacional. A rede não divulga os dados detalhados.
"O Sul é uma praça muito concorrida", diz Jorge Herzog, diretor da Via Varejo, ao se referir a varejistas como as Lojas Colombo, que atua na região desde 1959 e hoje tem 262 lojas (RS, SC e PR), e a Salfer, que abriu as portas em 1958 em Santa Catarina e hoje faz parte da Máquina de Vendas (fusão de Ricardo Eletro e Insinuante).
Segundo o executivo, a rede não "abandonou" o Nordeste. Até 2016, a meta é abrir 210 lojas no país, das quais 48 naquela região.
As Casas Bahia chegaram ao Rio Grande do Sul em 2004 e fecharam todas as lojas no Estado cinco anos depois.
Além da resistência de consumidores locais à marca, a rede cometeu erros de estratégia. Abriu lojas enormes com muitos funcionários.
No Estado (RS), existem 25 unidades da Ponto Frio.