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'NYT' busca na BBC seu novo presidente

Mark Thompson, que dirigiu rede britânica até Olimpíada, é escolhido pela experiência bem-sucedida com produtos on-line

Jornal vai ampliar esforço de 'expansão digital e global', em 'novo capítulo de sua história'

NELSON DE SÁ
DE SÃO PAULO

A empresa que edita o "New York Times" encerrou quase oito meses de busca ao anunciar, ontem, seu novo presidente-executivo, o ex-diretor-geral da BBC Mark Thompson.

Em comunicado à Redação, o presidente da Times Co., Arthur Sulzberger Jr., destacou que Thompson transformou a BBC num "local de inovação constante" e que, no jornal, vai priorizar a ampliação de sua "cultura própria de inovação e transformação".

Em comunicado à imprensa, Sulzberger, também publisher do jornal, acrescentou que a escolha foi tomada, pelo conselho da empresa, levando em conta as "fortes credenciais" de Thompson no trabalho de "levar a marca confiável da BBC a novos serviços e produtos digitais".

Ele agora terá como tarefa estender o alcance do "NYT" a "novas e emergentes plataformas digitais", mas também "ao redor do mundo". A gestão de Thompson na BBC, a rede pública do Reino Unido, foi caracterizada por esforços nas duas frentes.

Também em comunicado à imprensa, Thompson afirmou que o "NYT" "é um dos grandes provedores de notícias do mundo e uma marca de mídia com imenso potencial de futuro". Descreveu como "um privilégio" se juntar ao jornal no momento em que ele "embarca no novo capítulo de sua história".

A eventual escolha de Thompson havia sido adiantada há pouco mais de um mês pelo "Guardian", sublinhando que o "NYT" buscava um executivo com experiência em tecnologia.

Também chegaram a ser sondados, segundo a agência Bloomberg, Paul Sagan, da Akamai Technologies, e L. Gordon Crovitz, ex-publisher do "Wall Street Journal" e um dos criadores da start-up Press+, voltada à digitalização de jornais.

Na BBC desde 1979, quando começou como trainee, o inglês Thompson comandou a cobertura da rede, on-line inclusive, durante os Jogos de Londres, encerrados no fim de semana.

Aos 55 anos, ele vai ocupar o lugar de Janet Robinson, demitida em dezembro depois de negócios malsucedidos como a compra do site "About.com" -que o jornal, na semana passada, teria vendido para o site concorrente "Answers.com", em acordo ainda a ser finalizado.

O analista de mídia Ken Doctor ressaltou que a escolha de Thompson pode ser creditada, em parte, aos oito anos em que ele conseguiu resistir à violenta concorrência da News Corp., de Rupert Murdoch, no Reino Unido. E também às similaridades entre duas marcas símbolos de seus respectivos países, "NYT" e BBC.

Já o analista Dan Gillmor, professor de mídia digital na Universidade do Arizona, questiona se "o ex-chefe de uma organização jornalística financiada por impostos", a BBC, "pode se ajustar ao capitalismo" do "NYT".

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