Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brecha de segurança do programa Java expõe 1 bilhão de computadores

Falha em software permite roubar informações privadas, como números de cartão de crédito

Problema será corrigido pela Oracle com atualização, mas ainda não há uma data definida para isso

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma brecha de segurança do programa Java permite que pessoas mal-intencionadas instalem código malicioso, como vírus, em praticamente todos os computadores Mac e aqueles com sistema Windows que possuem o software -cerca de 1 bilhão de máquinas.

As versões Java 5, Java 6 e Java 7 têm a falha. Todas as versões do Windows estão sujeitas à brecha, assim como computadores com o sistema da Apple OS X 10.6 (Snow Leopard) ou mais novo.

A descoberta foi feita pela empresa polonesa de antivírus Security Explorations e inicialmente divulgada pelo site "Computerworld" ontem.

A Oracle, dona do Java, disse à empresa de segurança que eliminará a falha em uma atualização ("update") futura, mas não disse a data. Segundo o "Computerworld", a próxima atualização trimestral do Java está marcada para o dia 16 de outubro.

Usuários do Java para celulares e tablets não estão expostos a esse erro.

Por meio da brecha seria possível roubar informações privadas, incluindo números de cartão de crédito.

O Java é uma plataforma utilizada para aplicações de segurança de bancos, por exemplo, funcionando como uma espécie de programa satélite do navegador.

Também é empregado em jogos e outros tipos de interface, mas não deve ser confundido com a linguagem de desenvolvimento web Javascript.

Tornou-se propriedade da Oracle quando ela adquiriu a empresa que o fornecia, a Sun Microsystems, em 2009.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.