Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

Administrador diz que medidas reduzem custos

DE SÃO PAULO

"Não vou responder pela imprensa. Aguardarei o que o juiz deliberar no processo", disse Vânio Aguiar, ao ser procurado pela Folha.

Aguiar afirma na resposta ao juiz da falência que "a suspeita sobre a administração e as pessoas por ela contratadas aparenta ser, daqui para diante, a única coisa que interessa" ao novo comitê de credores.

Ele pediu à Justiça que o desobrigue de informar sobre suas atividades em outras falências. O administrador considera "absurda" a proposta orçamentária sugerida por Rodolfo Peano.

Aguiar destaca que nos sete anos foram recuperados ativos de R$ 1 bilhão do Banco Santos, com gastos abaixo de R$ 48 milhões, "uma equação sem igual em qualquer atividade que envolva a mesma responsabilidade", diz.

Afirmou que constituiu sua microempresa para reduzir os custos da massa com encargos sociais.

Diz que ela tem o mesmo endereço "por mera conveniência fiscal" e que não tem obrigação de trabalhar exclusivamente no Banco Santos.

Sobre as outras empresas e pessoas que utilizam a sede da massa falida do Banco Santos, disse que a medida é "parte de um programa de redução de custos" informado no processo.

"Uma das tentativas que o Banco Central sempre buscou foi a de reduzir os custos das liquidações extrajudiciais, por meio da designação de uma única equipe e a contratação de prestadores de serviços comuns", afirmou.

Aguiar alega que "tem se esforçado para fazer com que os custos da massa falida do Banco Santos sejam diluídos ao sediar outras empresas em regime especial". Diz que esse é "o espírito que deva prevalecer, salvo melhor entendimento" do juiz da falência.

Segundo os organizadores do leilão dos vinhos, citados por Aguiar, todas as garrafas avaliadas pelo perito estão devidamente armazenadas em adega climatizada.

Em maio, o consultor de vinhos Oliver Smith havia constatado garrafas com redução do nível, vazando ou deteriorando-se.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.