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Até o fim do ano, SP deve chegar a oito táxis movidos a bateria COLABORAÇÃO PARA A FOLHAA conta-gotas, os carros elétricos chegam ao dia a dia do paulistano: em pontos da região central da cidade, já circulam dois táxis movidos a eletricidade. O projeto-piloto é uma parceria entre a AES Eletropaulo, a prefeitura paulistana, a Associação de Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax) e a Nissan, que importou dois veículos do modelo Leaf. O programa prevê a concessão dos automóveis por meio de um contrato de comodato -empréstimo sem cobrança- de três anos. Por enquanto, foram contempladas as empresas Táxi Sampa e Alô Táxi. Até o fim deste ano, mais oito modelos Leaf devem ser entregues a outras empresas de táxi de São Paulo. De fora, a impressão é de um táxi comum. Porém, o silêncio e o conforto indicam que o carro é diferente. Não existe ignição: para ligá-lo, basta apertar um botão do tipo on/off. Sem a tradicional vibração do motor, o passageiro não percebe que o veículo já está em funcionamento. A duração da bateria é medida em quilometragem. No caso do Leaf, se o carro for carregado até o máximo da capacidade, sua autonomia será de 160 quilômetros. O motorista do táxi elétrico, Alberto Ribeiro, 53, roda pela cidade das 8h30 às 16h sem precisar reabastecer. Após o expediente, ele leva o veículo de volta ao estacionamento da empresa, onde é carregado por um período de seis horas em um carregador de recarga lenta. Segundo Ribeiro, em 24 dias, o táxi andou cerca de 3.840 km e consumiu R$ 135 de energia elétrica. Para o motorista, o único ponto que ainda incomoda é a pequena autonomia da bateria. "Como ainda não há muitos pontos de recarga, às vezes eu tenho que recusar uma corrida porque a bateria não seria suficiente", lamenta. O problema deve acabar. A Folha apurou que um projeto-piloto deve instalar cinco postos de carga rápida -que podem recarregar os carros em apenas 30 minutos- em diferentes pontos da cidade. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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