Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cursos incluem filhos, netos e cônjuges de donos de empresa

DE SÃO PAULO

Os programas que tratam do tema da sucessão nas empresas familiares têm se sofisticado nos últimos anos.

Alguns incluem cursos no exterior para os herdeiros, em parceria com escolas de negócios e universidades de países como EUA e Cingapura. Outros miram toda a família.

A consultoria Ernst & Young Terco realiza há quatro anos um programa de curta duração para jovens herdeiros a partir dos 16 anos.

Os cursos, feitos em duas etapas de uma semana cada, reúnem cerca de 80 herdeiros de diferentes nações, como Arábia Saudita e Estados Unidos, em faculdades do exterior. Neste ano, 20 brasileiros participaram dos encontros, que incluem palestras, debates e estudos de caso.

O objetivo, segundo André Ferreira, sócio da Ernst & Young, é fazer com que os jovens se familiarizem com os desafios de gerir uma companhia, a partir da troca de experiência entre sucessores de várias nacionalidades.

Entre as escolas parceiras da consultoria no projeto estão a Babson College, nos Estados Unidos, a Insead Business School, em Cingapura e a St. Gallen, na Suíça.

A Fundação Dom Cabral (FDC) foi pioneira nesse tipo de preparação. Há mais de 20 anos ela oferece o programa "Parceria para Desenvolvimento do Acionista", que tem duração de um ano e meio.

Mensalmente, há encontros com grupos de 40 pessoas, que incluem empresários, filhos, netos e cônjuges.

(MA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.